As ações de endomarketing são essenciais para uma empresa e está focado na ideia de que o capital humano é primordial para o sucesso da cultura organizacional. 

 

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Assim como existem diversas ações focadas em captar e reter clientes, o mesmo ocorre com o Endomarketing. O objetivo é aumentar o engajamento dos colaboradores pelas causas comerciais e sociais das empresas.

 

Mas antes, você precisa entender o que é endomarketing. Confira! 

 

Endomarketing

 

O conceito de Endomarketing ou Marketing Interno, como também pode ser chamado, está relacionado à comunicação com os colaboradores do empreendimento, que são vistos como clientes internos.

 

O Endomarketing está preocupado em desenvolver ações para conquistar, reter e fazer com que os funcionários sejam embaixadores da marca e dos produtos ou serviços vendidos.

 

Para isso, diferentes setores das empresas, como os Recursos Humanos, Comunicação Interna e Marketing, devem estar alinhados. A principal missão dos profissionais é fazer com que os colaboradores entendam a missão da organização e percebam a importância de seu próprio trabalho para o resultado coletivo.

 

Assim, os profissionais tendem a se sentirem mais empenhados e motivados para a realização das tarefas profissionais, o que geralmente resulta até em mais produtividade e qualidade.

 

A cultura organizacional das empresas está diretamente relacionada às ações executadas diariamente, e que refletem as normas, valores, expectativas e metas das empresas. Sendo assim, a cultura organizacional também interfere na imagem da empresa, prejudicando a credibilidade em casos em que há dissonâncias entre filosofias e ações.

 

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Como utilizar o e-mail adequadamente no endomarketing

 

Promover o endomarketing através dos e-mails não consiste em apenas dispará-los. É necessário que eles sejam adequados e bem elaborados para a função e, depois, todos os resultados obtidos devem ser mensurados, como em uma campanha de Email Marketing externa. 

 

Nós separamos alguns dicas de utilização dessa ferramenta: 

 

1- Manter a qualidade do conteúdo

 

Ao se comunicar com os colaboradores diariamente pelos e-mails, é importante que a fabricante de peças para compressor, por exemplo, se atente para a qualidade das mensagens. 

 

O conteúdo deve ser desenvolvido por profissionais qualificados, e com qualidade compatível àquela utilizada com os consumidores, chamando a atenção dos funcionários para as questões levantadas na mensagem.

 

2- Ter cuidado com a quantidade de e-mails

 

Por mais que hajam muitas informações para serem comunicadas, quando a empresa exagera na quantidade de mensagens, são grandes as chances de ela perder a atenção dos funcionários. Mensagens repetitivas podem começar a ser ignoradas ou até passarem despercebidas.

 

O excesso também pode atrapalhar na produtividade e concentração dos colaboradores. Uma dica é condensar os assuntos em uma só mensagem ou até criar um resumo diário.

 

A segmentação também auxilia as empresas na dosagem correta, já que assim os colaboradores só recebem as mensagens que de fato serão relevantes para suas funções.

 

3- Criar conteúdos responsivos

 

Mesmo no caso dos e-mails internos, é preciso que a empresa tenha em mente que é bastante comum que os colaboradores acessem suas caixas de entrada pelos smartphones. 

 

Por isso, o conteúdo abordando aspectos sobre rótulos de alimentos saudáveis produzidos, por exemplo, deve ser preparado para se adaptar sem problemas a diferentes tipos de dispositivos móveis.

 

Fonte: Mundo RH 

 

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