Na última matéria vimos a importância de divulgar a sua empresa. Agora falaremos das vantagens de usar um chat no seu site.
O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente dos seus direitos e, por isso, não mede esforços para entrar em contato com as marcas se possui dúvidas ou solicitações sobre sua compra. A Internet é o meio mais ágil de contato e, por isso, as marcas precisam investir nas redes sociais e no chat online.
Com o sucesso do e-commerce, investir no site da empresa é a melhor forma de garantir para os clientes a credibilidade da marca.
O chat online é a alternativa fundamental para auxiliar o cliente em qualquer dificuldade na compra online, ou tirar dúvidas rápidas sobre o produto ou serviço, mesmo que este não seja oferecido online.
Além de possibilitar mais interação com os clientes, o chat online é uma excelente alternativa para reduzir os custos com telefonia: o investimento nestes sistemas custa aproximadamente 40% do valor de uma ligação.
Mas as vantagens trazidas pelo chat online não são apenas a redução de custos e a interatividade! Continue a leitura e conheça 8 outras vantagens desse modelo de atendimento.
Sumário
Aumento dos Canais de Comunicação Direta
Os clientes estão valorizando cada vez mais a experiência omnichannel de atendimento, que oferece uma variedade de canais de comunicação integrados e a instantaneidade do atendimento.
O chat online é mais uma alternativa de contato direto com a empresa. Nesse caso, o cliente não é transferido para diferentes setores e nem se torna refém de gravações.
A vantagem do chat online também está na comodidade do cliente. No caso de call center, há números que não aceitam ligar de aparelhos celulares. Em outros, em uma única ligação, os créditos acabam. Entretanto, a empresa não reembolsa os valores gastos, o que causa insatisfação do cliente.
Nesse caso, o chat online é a melhor opção para solucionar dúvidas e pequenas dificuldades de forma ágil e com extrema competência.
Aumento das Vendas
Imagina só um cliente que está olhando o seu site, aí ele se interessa por um produto e tem uma dúvida.
Se ele tiver que enfrentar uma ligação, pode ser que desista da compra, mas se a solução estiver a alguns cliques, é provável que ele mantenha a sua decisão de compra.
Um cliente cheio de dúvidas sobre um produto ou serviço é a chance perfeita de mostrar a sua qualidade de mercado. No chat online, você consegue conversar com o cliente no momento da venda.
As taxas de abandono de um diálogo do chat online são menores do que a de telefonia.
Redução de Custos
A redução de custos é um dos maiores benefícios do chat online.
Contratar um chat online é muito mais barato para a empresa do que contratar um plano de ligações 0800 das operadoras.
Independente do número de atendimentos a serem oferecidos, o atendimento online normalmente possui um valor mensal fixo.
Descongestionamento do Call Center
As ligações para o call center costumam demorar mais para serem atendidas, devido ao intenso fluxo de trabalho.
O atendimento pelo chat online pode ser uma excelente alternativa para evitar a sobrecarga do call center, uma vez que neste canal podem ser atendidas dúvidas mais simples.
Assim, o call center fica responsável pela solução das solicitações mais complexas.
O atendimento por chat online é uma alternativa para oferecer soluções ágeis, já que nesse canal é possível descrever uma solução passo a passo.
Dessa forma, o consumidor pode ler as informações passadas com calma, quantas vezes quiser, até que consiga fazer o que deseja.
Atendimento em Tempo Real e Simultâneo
A maioria dos call centers não oferecem atendimento 24 horas, apenas em horário comercial ou estendido.
Nesse caso, a implementação do chat online é um suporte ao período que o call center está inativo, ao oferecer atendimento em tempo real.
Para que uma empresa conquiste credibilidade do cliente, é necessário investir em uma infraestrutura de atendimento que ampare o cliente a qualquer momento.
O chat online é uma forma de conquistar o cliente demonstrando a eficiência do atendimento em qualquer período do dia.
Outra vantagem do chat online está na possibilidade de oferecer atendimento simultâneo.
Um atendente pode atender a vários clientes ao mesmo tempo e ainda interagir com os demais operadores.
Atendimentos simultâneos facilitam a logística de atendimento e reduzem o tempo de espera do cliente.
Históricos de Conversação e Relatórios
O chat online é uma excelente ferramenta para gestão de conhecimento no atendimento.
Essa ferramenta permite registrar o histórico de conversações anteriores, possibilitando buscas na base de dados pelos atendimentos efetuados.
Os sistemas de chat online facilitam, ainda, a emissão de relatórios diversos sobre os atendimentos. Esses documentos facilitam o controle dos atendimentos por operador, departamento, data, cliente, entre outros.
Com estas informações, o gestor de atendimento consegue justificar a necessidade de novas contratações, remanejamento de pessoal e ampliação dos departamentos, caso seja necessário.
Chat Online Torna a Comunicação Mais Profissional
Oferecer suporte ao cliente também no site da empresa demonstra seriedade e profissionalismo.
O chat online pode se tornar um canal oficial de comunicação, evitando comentários e conversas em outros canais que não são condizentes com a atividade principal da empresa.
Confiança
A presença virtual de uma equipe treinada e a disponibilidade para um pronto atendimento garantem mais confiança e credibilidade à empresa.
Se, para obter uma determinada informação, o cliente precisa ceder dados e documentos, ele certamente se sentirá mais seguro ao perceber que está conversando com um atendente e não com uma máquina.
O chat online permite que os consumidores entrem em contato com a parte humana do seu negócio. Assim é possível ter a confiança de que, por trás do site, existe uma empresa séria e comprometida.
O chat online é uma excelente alternativa para tornar a comunicação da sua empresa com os clientes mais fluida, organizada e eficiente.
Essa ferramenta é capaz de oferecer suporte aos clientes que acessam o seu site e estão dispostos a conhecer a sua marca.
Vale ressaltar, no entanto, que o chat online pode até ser a ferramenta principal de comunicação com o consumidor online, mas é fundamental manter outras opções, como telefone e e-mail, para que o público escolha a opção mais adequada às suas necessidades.
Fonte: Desk Manager
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