Anteriormente vimos que o Instagram usará aprendizado de máquina para ajudar a combater cyberbullying. Agora veremos uma tendência do marketing digital, o áudio marketing.

Se tem uma coisa que todo mundo gostaria de ter mais é tempo.

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Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) detectou que o brasileiro passa, em média, 2h28 por dia no trânsito para se deslocar. Por ano são 37 dias e meio passados no carro, ônibus, metrô, moto, bicicleta ou a pé.

E todo esse tempo “livre” é preenchido com diversas atividades feitas, principalmente, no celular. Já reparou como todo mundo anda com fone de ouvido?

Diante de tantos tipos de conteúdos disponíveis na internet, criar maneiras práticas e acessíveis de consumi-los virou uma necessidade para as empresas.

O Áudio Marketing é uma tendência que surge para suprir essa necessidade de consumo rápido e prático das informações que interessam ao usuário.

Podcasts, posts em áudio, áudiobooks, rádio tradicional, Skype e mensagens de áudio pelo WhatsApp são formatos de conteúdo em áudio diferentes que se aliaram às estratégias de Marketing de Conteúdo das empresas.

Segundo dados de projeção do eMarketer, o investimento das empresas em áudio digital deve saltar de 15% do orçamento total, em 2015, para 25% em 2018.

Para entender melhor como o Áudio Marketing vem se consolidando no cenário atual do Marketing, continue lendo este artigo.

O Poder da Voz

Automatizar ações sempre foi um objetivo dos desenvolvedores e um sonho para os consumidores que desejavam apenas dizer comandos de voz e ver tudo acontecer.

E esse futuro chegou mais rápido do que se esperava.

A Audible, a plataforma de audiobooks da Amazon, está super consolidada nos Estados Unidos.

Os livros podem ser comprados diretamente pela Audible da Amazon com 30% de desconto, mas o programa foi projetado para funcionar principalmente como um serviço de assinatura. Os assinantes pagam uma taxa mensal e recebem créditos em troca. Um crédito permite a compra de um livro, não importa quanto o livro custe.

A Audible possui dois planos de assinatura, Gold e Platinum, e cada um pode ser adquirido por mês ou por ano. O plano Gold dá um crédito por mês e o plano Platinum dois. Os créditos não utilizados são transferidos e ficam disponíveis por um limite de tempo em que podem ser usados que difere em cada plano.

A Alexa é outra ferramenta desenvolvida pela Amazon. O sistema foi criado para operar nos speakers inteligentes da linha Echo da marca e funciona como uma assistente virtual inteligente com capacidade de:

  • oferecer controles por voz;
  • tocar músicas;
  • fazer listas de tarefas;
  • configurar alarmes;
  • integrar aplicativos;
  • prover informações sobre tráfego, temperatura, etc;
  • controlar sistemas e aparelhos conectados.

Outras empresas como a Google com o sistema Google Home e a Apple com seu Apple HomePod também são opções no mercado de speakers inteligentes com controles por voz.

E não é só nos EUA que esse tipo de tecnologia está se tornando popular. Segundo um estudo publicado pela PwC, 59% dos consumidores brasileiros estariam interessados em comprar algum tipo de alto-falante inteligente como o Google Home ou Amazon Echo.

A voz também ganhou destaque no mercado digital, usada como recurso comercial.

Os sites de grandes jornais brasileiros como UOL e Folha de S. Paulo já possuem recursos de narração robótica em suas publicações. Mas talvez você ainda não tenha notado esse recurso nesses sites, pois a narração robótica não é tão atrativa.

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A narração robótica é boa para GPSs, mas não é agradável para ouvir um artigo de alguns minutos. A tecnologia está evoluindo, mas ainda está muito distante de ter variações de dicção, entonação, emoção, etc.

Os podcasts também provaram ser um excelente formato para fins publicitários. Segundo dados do relatório do Podcast Analytics da Apple, os ouvintes consomem em média 90% do áudio dos episódios e poucos são os que pulam os infomerciais. Além de serem, de acordo com o estudo, um público altamente fiel.

Tempo vs. Posts em Áudio

Quem não quer ter mais tempo? Porém, a sacada não é apenas quantidade, mas qualidade.

Nós fomos a campo e descobrimos que 83% das pessoas não leem tudo o que gostariam na internet. Afinal, a quantidade de conteúdo disponível é gigante.

As empresas que estão investindo em Áudio Marketing já estão conseguindo melhorar o engajamento dos leitores.

A Rock Content, por exemplo, aumentou o tempo médio na página em 10% com a introdução de players de áudio em seus blog posts. Com um conteúdo rico e que exige atenção do usuário, os materiais da empresa servem de fonte de estudo para muitos leitores. E o áudio contribui para otimizar a dinâmica de aprendizado.

“O resultado foi impressionante, além de auxiliar bastante a aumentar o nosso Time on Page (um dos principais fatores de SEO) o valor que gerou com o nosso público foi muito relevante. Recebemos inúmeros feedbacks incríveis que comprovaram o valor de ter a versão em áudio no nosso blog.” – André Mousinho, Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO da Rock Content.

Vantagens de usar o Áudio Marketing

Capturar Mais Leads

Se o seu objetivo é capturar mais leads, uma estratégia de Áudio Marketing é uma excelente forma de sair do lugar comum (formulários via landing page), usando uma forma inovadora de capturar o e-mail dos seus visitantes.

A Resultados Digitais investiu no Áudio Marketing para atingir seu objetivo de captura de leads. A empresa implementou os posts em áudio nos artigos do site e aumentou a captura de leads do blog em mais de 7%.

No sistema do próprio player vem embutido um campo que o usuário precisa preencher para liberar o acesso ao áudio do post.

“Na Resultados Digitais usamos (o Áudio Marketing) de duas formas: na narração de posts e em áudiobooks. Além de melhorarmos a experiência do usuário, dando uma nova opção para ele consumir o conteúdo, também estamos gerando muitos Leads com a ferramenta.” – Flaubi Farias, Editor de Conteúdo da RD.

Facilitar a Vida do Usuário

O principal feedback que os usuários dão em relação aos posts em áudio é a facilidade de consumir o conteúdo.

O formato em áudio permite que o público ouça em qualquer lugar. Lembra daquelas 2h28 minutos em trânsito que citamos lá no começo do post? Elas podem ser melhor aproveitadas.

E as empresas que vão proporcionar uma experiência de aprendizagem via Áudio Posts podem sair na frente (hoje a única alternativa são os Podcasts, que representam uma fração microscópica de todos os conteúdos disponíveis na internet).

Mais Engajamento com o Conteúdo

O Agendor investiu no Áudio Marketing para trazer mais engajamento digital do seu público-alvo e também facilitar o aproveitamento do conteúdo pelo seu próprio time.

Segundo Fernanda Balieiro, Analista de Marketing de Conteúdo do Agendor, “o Áudio Marketing chegou no momento mais oportuno para nós, quando estávamos levantando informações sobre quais seriam os melhores formatos de materiais para nossos clientes e leitores consumirem conteúdos.”

E ainda completa sobre essa experiência na prática:

“A rotina dos profissionais de vendas (nosso público) é muito dinâmica, sempre no trânsito, na estrada ou em visita. Por isso é muito comum que o vendedor não consiga tempo para colocar a leitura em dia. Ao contratarmos o Vooozer, tivemos:

  • acesso a diferentes narradores;
  • possibilidade de solicitar edições nas narrações;
  • aprovação de cada gravação;
  • inserção do código de incorporação do player na página do post, diretamente no blog.

Tudo bem simples! Depois disso, começamos a receber os retornos, extremamente positivos, o que nos motivou a investir em novas ações, como conteúdos especiais em áudio, além de áudiobooks. Quais os resultados disso tudo? Uma base cada vez mais engajada e informada sobre nosso cenário.”

Atrair a Atenção dos Leitores

Um dos grandes inimigos da leitura são as constantes distrações. E o áudio prende a atenção dos leitores na tarefa que está sendo executada.

Dados da plataforma de áudio do Vooozer mostraram que quando uma pessoa começa a ouvir um post em áudio, há 34% de chance de ela ouvir o conteúdo inteiro. Na média, o áudio engaja visitantes por mais de 3 minutos.

Ouvir Enquanto Faz Outras Coisas

Outra vantagem que o Áudio Marketing traz é a de unir atividades. Principalmente, se seu público-alvo é do tipo multitarefa e não para para fazer um trabalho exclusivamente.

Como no exemplo abaixo do Paulo Roberto, que consome materiais em áudio enquanto edita seu material fotográfico.

Recapitulando, o Áudio Marketing reforça uma estratégia de Marketing de Conteúdo:

  • Auxiliando quem tem dificuldade na leitura;
  • Aproximando mais a audiência da marca;
  • Permitindo o consumo de conteúdo simultâneo a outras atividades, como dirigir, trabalhar;
  • Deixando o conteúdo mais humanizado;
  • Gerando leads para serem nutridos com novos conteúdo.

Inovar faz parte da sua rotina como profissional de marketing. É preciso se reinventar constantemente para todo o funil da sua empresa funcionar e bater a meta no final do mês com sucesso!

Por isso, o Áudio Marketing é uma das estratégias que chegou para ficar e não pode estar fora do seu plano.

Fonte: Voozer

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