Já parou para pensar em como a identidade visual é importante para a sua empresa? A identidade visual é uma das ferramentas mais eficientes no marketing, sendo a primeira forma da empresa de se comunicar com o cliente. Esse recurso é essencial para a formação da marca, através dela o consumidor consegue perceber os valores e benefícios que a empresa entrega através dos seus produtos e serviços. A identidade visual precisa chamar a atenção e ser uma síntese de tudo o que a marca, de fato, é.
O que é a Identidade Visual?
Muitas pessoas ainda têm a falsa impressão de que a identidade visual resume-se a sofisticação do logotipo, porém, a identidade visual vai muito além. Podemos definir a identidade visual de uma empresa como um conjunto de itens de design como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores e as imagens e também alguns aspectos não tangíveis, como sensações, valores e princípios a serem transmitidos, que são utilizadas nos materiais de comunicação da empresa para individualizar e identificar ela.
O conceito pode até parecer ser relativamente simples, mas a prática é bem diferente. Sem uma identidade visual que reflita a real essência da empresa, vários problemas podem surgir. Como, por exemplo, querer atrair determinado público, mas atingir outro completamente diferente.
Importância da Identidade Visual
Uma identidade forte atrai visibilidade e relevância para a sua empresa. Além disso, ela é o primeiro impacto no público. Nela é impressa os diferenciais da empresa, alinhá-la à ideia de segmentação de marketing, construir o branding e ter alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios onde ela estará inserida.
A identidade visual consistente é reconhecida instantaneamente e pode ser um fator determinante para o sucesso. Por meio da identidade visual é possível:
- Criar personalidade, comunicando uma mensagem geral;
- Oferecer consistência no design de todos os materiais de marketing;
- Diferenciar os negócios da concorrência e posicioná-los adequadamente;
- Aumentar o conhecimento e memorização pelo público;
- Ajudar a criar lealdade e ganhar a confiança do cliente.
Critérios para a Criação da Identidade Visual
- Deve ser criada por um designer experiente e que trabalhe com recursos exclusivos, alinhados com o propósito da sua empresa.
- Realizar um estudo minucioso sobre a empresa a fim de analisar os elementos da sua cultura organizacional.
- Traduzir em imagens o que diz a missão, a visão e os valores da sua marca.
- Estudar o público que deseja atingir.
- A identidade visual precisa ser amigável e causar uma boa impressão.
Diferença entre Marca, Identidade Visual e Branding
Os três elementos estão dentro do mesmo espectro e podem causar uma certa confusão por serem parecidos, mas eles se diferem entre si.
- Marca: a definição pode partir de duas vertentes: a primeira delas a considera, basicamente, como o logotipo gráfico da empresa. Já partindo para um conceito mais amplo, é possível dizer que a marca é tudo aquilo que representa a empresa.
- Identidade Visual: é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.
- Branding: o conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para a consolidação e crescimento da marca. Esses aspectos englobam a postura, personalidade da empresa e a forma como ela quer ser vista por seus clientes.
Onde aplicar a Identidade Visual
- O logotipo, que estará estampado em todos os meios possíveis;
- No site da empresa;
- Em produtos físicos;
- Nas suas redes sociais;
- Nos vídeos que sua empresa divulgar;
- Nas propostas comerciais enviadas aos clientes;
- Em cartões de visita;
- Nas apresentações em PowerPoint que a sua empresa realizar.
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Fonte: Ponto Design, Thatto, Smartalk
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