Recentemente vimos a quais são as vantagens de anunciar em painel de LED. Agora veremos as marcas mais amadas pelos consumidores no mundo.
A descoberta é do estudo inédito “Love Index”, feito pela Accenture Interactive e pela Fjord, seu braço de inovação e design. Feito entre junho e julho desse ano, seus resultados foram divulgados agora.
A pesquisa, pioneira, entrevistou 26 mil consumidores no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido. A ideia era entender como uma marca conquista a empatia das pessoas a ponto de não ser apenas uma marca “top of mind”, mas também uma marca amada.
Duas perguntas foram levantadas para definir esse amor: “O que faz com que as pessoas amem uma marca?” e “O que sustenta esse amor?”.
Cinco fatores foram levados em conta para avaliar as marcas, de acordo com a percepção do consumidor:
- Divertido – Se prende a atenção de uma forma divertida;
- Relevante – Se fornece informações claras e personalizadas, relevantes para o consumidor e no momento certo;
- Engajador – Se se relaciona com o consumidor e se adapta às suas expectativas;
- Social – Se ajuda o consumidor a se conectar com os outros;
- Útil – Se simplifica tarefas e organiza aspectos da vida do consumidor.
Segundo o estudo, que revela algumas tendências do marketing, não adianta mais marcas que criam experiências que as pessoas comentam. Agora, precisam ser experiências que as pessoas amam.
Outra tendência observada é chamada de “expectativas líquidas”, induzida pelas experiências no mundo digital e pela rápida troca de informações: quando o consumidor tem uma boa experiência em uma marca “líder”, ele leva essa expectativa para outras marcas, ele espera que elas tenham a mesma qualidade de serviço e experiência.
Assim, quando Netflix, Facebook ou Apple proporcionam uma boa experiência e se tornam amadas, os consumidores ficam mais exigentes e esperam o mesmo de outras marcas e serviços.
Países
Há certas diferenças no modo como os consumidores de cada país percebem as marcas.
Nos EUA, Apple e Microsoft aparecem no topo. E só entre os americanos marcas como Walmart e Fitbit aparecem no top 10. No Reino Unido, Netflix e Google lideram. Sky e Ebay só aparecem entre os britânicos.
Já no Brasil, a Netflix lidera, seguida de YouTube – marca do top 10 citada só entre os brasileiros, assim como WhatsApp e LG.
Sumário
Resultados
Ao todo, 70 marcas foram avaliadas – entraram na conta tanto suas ações no mundo físico quanto no digital. Confira os resultados em cada país:
Brasil
Posição | Marca |
1 | Netflix |
2 | YouTube |
3 | |
4 | Apple |
5 | Samsung |
6 | Sony |
7 | |
8 | Microsoft |
9 | |
10 | LG |
Estados Unidos
Posição | Marca |
1 | Apple |
2 | Microsoft |
3 | Netflix |
4 | Samsung |
5 | Sony |
6 | |
7 | Amazon |
8 | Fitbit |
9 | |
10 | Walmart |
Reino Unido
Posição | Marca |
1 | Netflix |
2 | |
3 | Apple |
4 | Samsung |
5 | Sony |
6 | Microsoft |
7 | |
8 | Amazon |
9 | Sky |
10 | Ebay |
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