Abordamos outrora sobre como utilizar eventos em sua estratégia de marketing. Agora mostraremos quais marcas erraram e quais acertaram mudando de logotipo.
Quando uma marca renova o seu logo, raramente os elogios são imediatos. Os consumidores, acostumados com o antigo visual amigável, reprovam a mudança, por mais positiva que seja. Entre opiniões de clientes e análises de especialistas em design, nem sempre o novo logo é aprovado ou desaprovado com mais objetividade que subjetividade. Veja o caso recente do Instagram, que virou piada com seu novo desenho. Para a maioria, a mudança de logo foi um erro. Será mesmo? Segundo uma pesquisa, muito pelo contrário. A marca acertou em cheio. Quem errou e quem acertou A tecnologia de “eye-tracking”, que analisa o quanto determinada imagem chama a atenção e cria estímulo e engajamento do indivíduo, costuma dar boas respostas. O site Business Insider encomendou uma pesquisa à equipe do app Dragonfly, que faz análise de designs baseando-se no eye-tracking. O app foi criado pela empresa Black Swan e por pesquisadores da Queen Mary University of London. O software do app processa como as pessoas enxergam a imagem em cada pixel e analisa orientação, contraste, textura e luminosidade. O resultado mostra um “mapa visual” ou “mapa de calor”: como aquela imagem chamou a atenção e prendeu o interesse do leitor. A pesquisa revela um coeficiente final, de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior o impacto do logo nos consumidores e, portanto, melhor. Confira, nas imagens, 9 grandes marcas que mudaram recentemente seus logos e veja quem acabou melhorando ou piorando.
Sumário
Antigo: 58 pontos > Novo: 68 pontos O antigo logo trazia muito sentido de nostalgia e o olhar parava na palavra “insta”. O novo tem um bom contraste e traz o olhar para o centro da imagem. A melhora foi grande.
Antigo: 67 pontos > Novo: 65 pontos A diferença é muito pequena, mas o antigo logo do Google tinha mais impacto. Parte por causa do “g” e sua volta. O novo não tem tal detalhe para prender a atenção.
Uber
Antigo: 63 pontos > Novo: 53 pontos O novo logo do Uber perdeu muito da sua força. O “U” branco no fundo escuro causava alto impacto.
Airbnb
Antigo: 76 pontos > Novo: 75 pontos O novo logo do Airbnb só caiu um ponto. As duas pontuações acima de 70 revelam logos poderosos e impactantes.
Antigo: 47 pontos > Novo: 58 pontos O Twitter acertou em cheio ao fazer pequenas mudanças em seu logo: simplificando os traços do pássaro, inclinando-o e mudando de leve a sua cor. As penas distraem menos o consumidor.
Yahoo!
Antigo: 67 pontos > Novo: 69 pontos O Yahoo! melhorou o seu logo, com ganho de dois pontos. As sombras e o roxo mais escuro do novo desenho ajudaram no maior impacto.
Antigo: 80 pontos > Novo: 79 pontos O impacto do logo do Facebook é muito alto. Na mudança, caiu um ponto. O tipo forte e simples trazia essa força. O tipo do novo logo é levemente mais fino, causando a mudança.
PayPal
Antigo: 72 pontos > Novo: 66 pontos O logo do PayPal perdeu força na mudança. Os traços brancos e as cores mais fortes eram o trunfo do desenho anterior.
Foursquare
Antigo: 72 pontos > Novo: 82 pontos O Foursquare acertou em cheio na mudança radical de logo. As letras em caixa alta e o símbolo do “f” prendem o olhar.
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