Anteriormente vimos as diferenças entre o marketing online e o offline. Agora veremos como utilizar eventos para alavancar o seu negócio.

No atual contexto de mercado, onde cada vez mais as pessoas buscam não apenas por produtos e serviços, mas principalmente por experiências e relacionamento com as marcas, cresce a necessidade de incluir os eventos como uma estratégia de marketing de alto impacto. Isso porque, os eventos podem ser utilizados em diferentes momentos tanto da jornada de compra quanto do relacionamento que o cliente já tem com a empresa.

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O evento por si só já é uma experiência que permitirá que clientes e potenciais clientes se aproximem da marca, despertando seu interesse e/ou aumentando seu engajamento. Existem três momentos chave para uma empresa, onde os eventos podem ser uma excelente estratégia:

Lançamentos

Seja o lançamento de uma nova marca ou produto, se você quer chamar atenção do público e até da mídia, os eventos são uma aposta alta. Exige muito planejamento e investimento, mas também podem render uma excelente repercussão. Além disso, os eventos de lançamento criam um clima de alta expectativa, geram especulação e despertam grande interesse. O formato do evento, claro, deve respeitar os interesses de seu público-alvo.

É importante ressaltar que investir em planejamento contribui para que nada dê errado, evitando que os resultados sejam o oposto do esperado.




Relacionamento

Esse tipo de evento é realizado com o intuito de relacionar, criar laços ou aproximar investidores, fornecedores, parceiros ou clientes. Também pode acontecer em diferentes formatos, dos mais formais aos mais informais. Na organização de eventos de relacionamento é fundamental criar um ambiente que reforce a imagem institucional da empresa.

Os eventos de relacionamento têm se mostrado uma opção diferenciada e qualificada para aproximar e atrair pessoas, pois encontros costumam oferecer um excelente retorno para as empresas. Para se ter uma ideia, segundo informação divulgada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), apenas em 2012 grandes empresas do Brasil destinaram cerca de 8 bilhões de reais a eventos de relacionamento.

Autoridade

Outra possibilidade de utilizar os eventos em sua estratégia de marketing, são os eventos que geram autoridade para sua marca, e possuem um cunho mais educacional. É realizado principalmente por empresas pioneiras em seu segmento e que já trabalham com produção de conteúdo relevante e estão construindo seu papel de autoridade no mercado.

Os eventos vêm se destacando como uma das ferramentas que mais crescem e se destacam dentro do universo do marketing e comunicação. Seu potencial para comunicar, influenciar, encantar e fortalecer marcas já é comprovado e valorizado em todas as estratégias e planos de comunicação.

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Tem outra opinião sobre o assunto? Escreva nos comentários e dialogue com os profissionais de marketing do mercado.

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