A comunicação é um dos principais pontos em qualquer tipo de negócio.

Afinal, não importa o quanto você seja bom, seu produto inovador ou seu serviço essencial, se você não mostrá-lo ao mundo fica muito difícil obter sucesso.

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Portanto, é aí que entra a comunicação estratégica. Para saber mais é só continuar a leitura:

O que é Comunicação Estratégica?

A comunicação estratégica é uma ferramenta indispensável nas relações interpessoais. Por exemplo, ter um ótimo fluxo de informações, construir uma imagem positiva e motivar pessoas passam pela forma como nos comunicamos.

Entretanto, para as empresas é tudo um pouco mais delicado. Enquanto pessoalmente a comunicação afeta a forma como os outros nos enxergam, no âmbito organizacional ela é um elemento que define a cultura.

Como Funciona a Comunicação Estratégica?

Entender as regras do jogo não só facilita a nossa vitória, mas permite que joguemos. Assim, se uma empresa deseja vencer, precisa entender as regras e circunstâncias, escolhendo uma estratégia para alcançar o resultado desejado.

Essa estratégia é formada por medidas de curto, médio e longo prazo. Portanto, podemos dizer que a comunicação estratégica funciona como ações planejadas que utilizam vários formatos de linguagem (mensagem, formato, destinatários e técnicas, por exemplo) e símbolos (o entorno da mensagem como cores, ícones, formatação etc.), de forma a alcançar objetivos e metas.

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Quais são as Vantagens da Comunicação Estratégica?

Os benefícios de se investir na comunicação estratégica são inúmeros:

  • Melhora a relação entre clientes, colaboradores e fornecedores;
  • Afirma valores com mais assertividade;
  • Constrói uma imagem mais forte e impactante;
  • Facilita processos de convencimento;
  • Torna a troca de informações mais clara e objetiva.

Ou seja, com ela podemos definir a efetividade das ações praticadas no presente e planejar ações mais relevantes para os objetivos da marca e/ou da empresa.

Quais Pontos Abordar na Comunicação Estratégica?

A comunicação da sua empresa deve sempre existir e preencher uma lacuna de entrega de informações, bens ou serviços entre partes interessadas. Por exemplo, de forma simplificada, você quer comercializar o seu produto e o cliente quer comprar.

Por isso é importante:

  • Conhecer a audiência;
  • Escolher os canais certos para divulgar a mensagem;
  • Ter um objetivo claro e definir metas;
  • Planejar sistematicamente a comunicação.

Além disso, todos esses pilares podem ser trabalhados no nível individual e organizacional. Cada colaborador pode e deve fazer essa reflexão e aplicar os princípios da comunicação estratégica na vida profissional e, por que não, na pessoal.

Conclusão

Assim, a empresa torna-se uma extensão das pessoas que fazem o trabalho acontecer, com todas as engrenagens trabalhando em conjunto focadas em objetivos claros, bem definidos e atingíveis.

Portanto, a comunicação estratégica deve ser constante nas atividades, utilizando de uma mensagem adequada para chegar ao destino da melhor forma possível.

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