Uma das maiores vantagens do marketing digital é que ele consegue transformar-se e adaptar-se à nova realidade. Por isso, o marketing de conteúdo está focado na criação e distribuição de conteúdo sem promover explicitamente a marca.

Com o marketing de conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto e para quem deseja continuar relevante para seus clientes na atualidade, essa é uma ótima estratégia. 

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Se você ainda não conhece o marketing de conteúdo e ainda não domina essa estratégia por completo, preparamos um guia completo para que você aprenda tudo sobre essa estratégia. 

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Indo direto ao ponto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente neste novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.

Primeiro, você precisa entender que foi-se aquele tempo em que éramos obrigados a assistir passivamente aos comerciais de TV. Hoje, o público possui mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que quer consumir e como responder a ele.

Ao mesmo tempo, você tem o poder e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu público deseja.

O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.

Para que serve o marketing de conteúdo?

Você deve estar se perguntando porque deve criar marketing de conteúdo. A resposta é simples: essa estratégia conseguiu atingir o que o marketing convencional não foi capaz.

Basta analisar as empresas que estão utilizando Marketing de Conteúdo hoje. É com materiais educativos e com o nosso blog que você pode atrair novos clientes, ensinando sobre metodologia e continuando um relacionamento após a compra. 

 

Voce Sabe O Que E O Marketing

 

Como o marketing de conteúdo ajuda a sua empresa?

O marketing de conteúdo tem garantido seu espaço no mercado brasileiro nos últimos anos. Contudo, apesar do crescimento, o percentual de empresas que utilizam a metodologia ainda é baixo.

Se formos mais a fundo e analisarmos quantas empresas documentam a estratégia, o valor é ainda menor. Ou seja, não é tarde para sua empresa iniciar agora mesmo a trabalhar em uma estratégia assim.

Segundo pesquisas, alguns dos principais insights foram:

  • A adoção de Marketing de Conteúdo é feita por 71% das empresas;
  • Dentre os 29% restantes, 68,9% apresentam a pretensão de adotar a estratégia;
  • 71,7% das empresas bem-sucedidas com a estratégia estão presentes em um estágio intermediário/avançado;
  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
  • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;
  • 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia.

Benefícios do marketing de conteúdo

Mas por que essas empresas estão apostando nisso? Bom, as razões são várias e muito interessantes para o seu negócio. Por exemplo: 

1- Aumenta o tráfego do seu site

De acordo com a Content Trends, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Ou seja, o seu site é a porta de entrada principal para novos clientes e o Google é o caminho até ele.

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Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, e deixar essa porta convidativa para que ele entre.

Prova disso é que as empresas que utilizam Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes. 

2- Aumenta o engajamento com a marca

O engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva.

Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento. O resultado disso são evangelizadores que a recomendam e até a defendem.

3- Educa o mercado

Muitas vezes, seu público-alvo não entende bem o mercado em que você está inserido, para que servem os produtos oferecidos pela sua empresa etc.

Produza conteúdo que respondem às dúvidas dos clientes e os ensina tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra por si mesmos.

Se o seu conteúdo for realmente de qualidade, você vai quebrar objeções e aumentar a satisfação dos clientes, pois eles chegarão à compra com total consciência do seu produto e como utilizá-lo.

4- Gera vendas

Aumentar o número de vendas, nesse caso, significa focar sua produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.

Mas esses são apenas alguns exemplos de objetivos. O importante é que você identifique o seu para direcionar seu planejamento de forma correta.

5- Impulsiona a geração de leads

Se você tem visitantes no seu site, mas não informações sobre eles, você não conseguirá enviar o conteúdo certo para transformá-los em oportunidades e colocá-los em contato com um vendedor.

É por isso que gerar leads é o objetivo principal de 64,7% das empresas brasileiras e algumas delas já estão conseguindo 3,2 vezes mais leads fazendo Marketing de Conteúdo.

E o melhor: com uma estratégia sólida, que continuará trazendo resultados a longo prazo, gerando tráfego e leads mesmo que você não produza conteúdo regularmente.

Fonte: RCT, RD

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