Sabe aqueles conteúdos sobre viagem que despertam a vontade de fazer as malas e cair na estrada? Bom, para que você consiga provocar essa sensação, você precisa utilizar as melhores estratégias de marketing digital para turismo.
Oferecer experiências únicas para as pessoas é o que move negócios e no turismo não é diferente. Desde estabelecimentos menores até grandes negócios podem ser beneficiados pelo marketing turístico.
O setor de turismo é uma dessas áreas e hoje trazemos dicas importantes para auxiliar profissionais do setor. Se você tem dúvida de como o marketing digital pode melhorar o seu negócio.
Antes, vamos entender o que é marketing turístico, como ele funciona e dicas de como aplicá-lo. Leia até o final!
Sumário
O que é marketing turístico?
O primeiro passo é entender que as pessoas não estão apenas atrás de pacotes de viagens. A escolha entre um destino ou outro, qual agência é mais interessante, quais são as facilidades de compra e outros fatores pesam tanto quanto o valor no momento de decisão.
Com o aumento de pessoas com acesso à internet, as buscas para o planejamento de viagens crescem ainda mais. Afinal, esse é um meio prático para procurar informações sobre os lugares antes de fazer uma escolha.
Os turistas sempre pesquisam detalhes em sites de agências, redes sociais, páginas de review e até opiniões de influencers. Dessa forma, os consumidores encontram tudo o que precisam, como:
- O destino de viagem ideal;
- Qual a melhor acomodação;
- Passeios e atrações disponíveis;
- Restaurantes para visitar;
- Lugares para fazer compras.
São muitas informações ao alcance das mãos. Basta um clique para o usuário encontrar o que precisa nos mecanismos de busca.
Para que serve o marketing turístico?
As estratégias de marketing turístico servem para que as empresas de turismo mostrem seus serviços para os clientes. Para isso, é criado um planejamento específico, com o objetivo de atrair os clientes certos.
O segmento turístico costuma ter uma alta concorrência. No entanto, ao criar ações que promovem o negócio e seus serviços, você consegue se destacar em meio a tantos concorrentes.
Por isso, é essencial que o plano de marketing turístico seja desenvolvido de acordo com os gostos dos consumidores.
Assim, as ações são criadas para o seu público e as chances de vendas são maiores. Além disso, as campanhas influenciam a decisão de compra dos clientes e há a possibilidade de personalizar ações já existentes.
Dicas para criar uma boa estratégia de marketing turístico
Entender o que é o marketing turístico é a primeira etapa. Agora que você sabe o que é e para que serve, chegou a hora de aprender a criar uma estratégia para este segmento.
Dessa maneira, seus esforços serão concentrados no ramo turístico para atrair os clientes certos. Confira as dicas que separamos:
1- Descubra seu público alvo
O primeiro passo é definir para quem o seu conteúdo será direcionado. Mapeie seus clientes e especifique seu público alvo para criar conteúdo certeiro para eles.
Atente-se ao tipo de linguagem que é melhor consumida pelos seus clientes, assim é mais fácil traçar estratégias eficientes para atingir o seu público.
2- Crie um blog
A internet é o primeiro canal em que as pessoas realizam pesquisas, por isso, é muito importante ter um blog para criar um canal de comunicação direto com o seu cliente.
Esse recurso gera proximidade com as pessoas e interesse maior pelo seu produto/serviço. Além disso, as pessoas costumam buscar referências na internet antes de consumir algo ou se hospedar, por exemplo.
3- Tenha consistência
Ter periodicidade para publicar o conteúdo é uma forma de fidelizar os seguidores. Faça um planejamento e defina quantas vezes por semana irá postar e cumpra o cronograma custe o que custar.
Esteja certo que o seu público e as pessoas que o acompanham ficarão na expectativa do próximo conteúdo. Crie conteúdos interessantes e pertinentes, além de apenas trabalhar a divulgação da sua marca.
4- Seja persistente
No início você terá poucos leitores, mas com o passar do tempo eles irão aumentar. Todo mundo começa assim e aos poucos você vai adequando quais estratégias se encaixam melhor com o seu público. Sem falar que o conteúdo não é perecível, em qualquer época é possível buscar e consumir o que foi dito.
5- Varie o formato das postagens
Utilize textos, fotos, vídeos, podcasts e infográficos assim é possível atingir diferentes leitores. Cada leitor prefere consumir a informação em um formato e quanto mais variável possível, maior a chance de alcançar leitores diversificados.
6- Atualize as redes sociais
Você deve fazer pelo menos um post por dia nas redes sociais. Lembre-se que a periodicidade é muito importante. Isso não significa que você precisa ter todas as redes sociais, o ideal é que você escolha a que seu público mais usa e foque nela.
Crie um planejamento para que as redes sociais estejam sempre alimentadas com informação útil e de qualidade para o seu leitor.
7- Interaja com seus leitores
Não deixe seu leitor sem resposta, interaja com ele, pois ele está te dando dicas sobre seu produto/serviço. Convide-o a participar comentando, curtindo, compartilhando o seu conteúdo. Responda as dúvidas, agradeça as dicas e os feedbacks enviados.
Tenha uma relação mais próxima e evite utilizar muita formalidade nesses meios. As redes sociais são uma excelente forma de aproximar e compreender um pouco mais o seu público.
8- Meça seus resultados
Analise seus resultados mensalmente e adeque suas estratégias para alcançar sua meta. Utilize as ferramentas disponíveis para mensurar esses resultados.
Há várias ferramentas que podem ajudar no agendamento de postagens, no número de visualizações geradas pelo seu conteúdo, na taxa de cliques dos seus e-mails marketing e outras opções de monitoramento que podem facilitar na hora de mensurar os resultados.
Acompanhe o progresso do seu trabalho para se aperfeiçoar cada vez mais e atingir o seu objetivo.
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