Investir em redes sociais para empresas em tempos de crise tornou-se fundamental. Já que, o marketing digital mostrou-se cada vez mais eficiente na prospecção e conversão de clientes.
O clientes deixou de estar nas ruas e passou a estar nas redes sociais, nos blogs e nos serviços de streaming.
Com o marketing digital, é possível ter acesso aos comportamentos do seu cliente, os principais interesses dele e direcionar os seus conteúdos para as pessoas que têm mais chances de comprá-lo.
Quantas propagandas você viu em suas redes sociais (Facebook, Instagram ou Linkedin) apenas hoje? Já viu como está a sua caixa de e-mail com promoções?
Se você é um membro ativo desses lugares, é bem provável que já esteja até familiarizado com tudo isso, já que todo mundo está utilizando as estratégias digitais, ainda mais com o marketing em tempos de crise.
Sumário
Estratégias de marketing para redes sociais
É importante reavaliar o posicionamento da marca. Reunir informações sobre o cenário atual da sua empresa, de seu segmento, do mercado e dos padrões de consumo de seu público, é determinante para o êxito de uma estratégia de mudança ou de realinhamento.
1- Mantenha uma comunicação ativa nas suas redes
As pessoas que estão em casa continuam ativas no consumo de conteúdo em redes sociais, por isso, mantenha uma regularidade nas postagens. Quando alguém nota que seu perfil não é atualizado, isso afeta a percepção sobre a sua marca.
Publicar com certa regularidade conteúdos novos pode ser considerado um fator de credibilidade na hora de decidir por uma compra, além de manter as pessoas engajadas com sua marca sempre à espera de algo novo e relevante.
2- Engaje seu público
Essa é uma das partes mais complexas da comunicação nas redes sociais. Para promover o engajamento dos usuários é preciso de um conteúdo relevante, atrativo, confiável e que gere o interesse do leitor para interagir com algum comentário, crítica ou compartilhamento da postagem.
Nesse sentido é muito importante pensar o seu conteúdo direcionado a uma persona: a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Para uma boa definição de persona é preciso ter contato com seu público-alvo.
Com uma rápida análise, é possível identificar características comuns entre seus leads e assim comunicar de forma mais assertiva para que eles se engajem com os conteúdos publicados.
Lembre-se que o engajamento é o principal indicador de credibilidade e poder de influência sobre os seus seguidores.
3- Considere entreter sua audiência
Cada vez mais é uma tendência das redes sociais a chamada navegação passiva (passive browsing). Nesse tipo de navegação, o comportamento dos usuários é baseado na busca por novos conteúdos sem compartilhar nada.
Essa característica aponta para um consumo de redes sociais mais focado em entretenimento e como forma de escape.
Pensar em conteúdos divertidos e que entretenham seu público deve estar no seu radar, principalmente levando em consideração o excesso de informação em diferentes canais de comunicação que os usuários são expostos e o fato de que grande parte dessas informações não sejam necessariamente muito passivas.
Porém, mesmo no que diz respeito ao entretenimento, é preciso pensar estrategicamente. O posicionamento da sua marca deve ser levado em consideração.
Antes de publicar, avalie o que está sendo comunicado, peça uma segunda opinião para sua equipe e considere alterações e ajustes caso surjam dúvidas de como a mensagem será entendida por diferentes pessoas.
É preciso mostrar empatia e se colocar à disposição para conversar com seus clientes, seja qual for o objetivo da sua comunicação: entreter, educar ou vender.
4- Prepare sua equipe
Conduzir uma estratégia de comunicação e implementá-la em suas redes sociais não é algo simples e requer conhecimento específico e técnica. Por isso, é importante ter uma equipe qualificada trabalhando em prol da imagem de sua empresa.
Ainda que as redes sociais sejam um elemento corriqueiro no dia a dia da maioria das pessoas, uma estratégia para empresas requer conhecimento, especialmente em momentos sensíveis. É essencial ter alguém qualificado e que entenda do seu negócio para gerenciar suas redes sociais.
Afinal de contas, uma informação compartilhada de modo errôneo ou um posicionamento torto, pode ser o suficiente para comprometer a imagem da empresa.
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