Depois de fechar um negócio, chega o momento de iniciar, de fato, os trabalhos e a primeira etapa é a elaboração do briefing.
Seja qual for o objetivo da sua ação, como lançar um produto ou posicionar melhor sua marca no mercado, fazer isso a partir de etapas bem estruturadas eleva a chance de sucesso.
Mas se você não sabe o que é um briefing e como aplicá-lo, não se preocupe, nós vamos te ensinar tudo sobre ele. Confira!
Sumário
O que é briefing?
De acordo com o Google, o briefing é o “ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada”.
Ele traz informações claras e sucintas para embasar as melhores estratégias para o momento certo, a fim de alcançar os objetivos estipulados. Funciona como uma descrição do trabalho a ser realizado.
Se isso o fez lembrar de planejamento estratégico, está no caminho certo para entender o conceito, embora seja muito mais objetivo e direto ao ponto. Trazendo para o campo do marketing, um briefing precisa conter algumas informações necessárias para que seja útil, como:
- Detalhes sobre o produto ou serviço;
- Mercado em que atua;
- Perfil do consumidor;
- Objetivos tanto da empresa quanto do cliente.
Lembrando que, para que ele seja eficiente e cumprir com sua proposta, o briefing não pode ser muito extenso. É necessário que ele traga informações sucintas e que tenham real relevância para o projeto.
Além disso, precisa ser de fácil acesso a qualquer momento para todos os envolvidos.
Para que serve o briefing?
O briefing é uma forma de deixar as pessoas cientes do que precisam fazer, dos recursos e tempo disponíveis, assim como a forma como devem realizar seu trabalho. Com um bom briefing, o rendimento na entrega dos trabalhos fica muito mais fácil e assertivo.
Entregas mais ágeis
Quanto mais informações disponíveis a respeito de uma tarefa a ser realizada, menos tempo se perde tirando dúvidas ou, pior, com tentativas frustradas em direções erradas. Um briefing bem feito tem a virtude de agilizar a entrega de um projeto, já que adianta parte considerável do serviço a ser feito.
Planejamento assertivo
Todo planejamento deve ser vinculado a um objetivo principal. O briefing é essencial para que o plano expresse não apenas o que a empresa ou setor deseja, mas para garantir que o planejamento não seja descolado da realidade.
Redução de dúvidas
Vou dar um exemplo bem prático que costuma acontecer em uma agência de marketing digital para explicar melhor. Uma coisa é dizer a um designer: “precisamos de uma arte de Dia das Mães para o cliente x”.
Outra é solicitar o serviço indicando a nova paleta de cores aprovada pelo cliente, informando que a arte deve conter uma imagem de uma mãe na faixa etária entre 35 e 40 anos e com uma criança no colo.
Por que o briefing é tão importante?
Como pode ver, o briefing é essencial para criar uma estrutura para a criação de conteúdo, mas vamos te mostrar qual a importância dele além disso.
1- Organização
O briefing tem como objetivo agrupar as informações mais relevantes sobre a empresa cliente. Para que o briefing se torne um grande aliado em sua estratégia, apresente as informações de modo bem claro. Caso contrário, quem tiver acesso aos documentos entrará em um labirinto e será quase impossível entender quais são os pontos que merecem mais atenção.
2- Inspiração
Quando a sua equipe não conhece a história do cliente e o que ele pretende com a sua empresa, geralmente, a produção fica estagnada. Produzir somente para apresentar um trabalho é um erro que você jamais pode cometer. Por isso, não tente desenvolver um conteúdo buscando a aprovação do cliente “na sorte”.
Com a ajuda de um briefing, uma ação desse tipo não fará parte da sua rotina. As informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você busque inspiração a fim de executar o seu trabalho e criar os melhores conteúdos.
3- Planejamento
Como já citei, mas vale reforçar novamente, um briefing não ajuda somente a entender o trabalho de um cliente, mas também oferece condições para sua empresa seguir um planejamento.
Com um processo bem definido, a chance de o projeto sair do foco ou ter ruídos de comunicação que prejudiquem o trabalho diminui. Isso é muito importante, pois ajuda a mostrar para o cliente que a sua empresa é organizada e entende o que está fazendo.
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