O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias para otimização de sites, blogs e páginas na web com o objetivo de alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
Se você ainda não conhece esse conceito ou acha que não está explorando totalmente os recursos na sua empresa, certamente os resultados podem ser incrivelmente potencializados se as ações desse trabalho forem colocadas em prática.
Vamos compreender melhor o que ele significa e como funciona.
Sumário
O que é SEO?
Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google (e outros buscadores) procuram indexá-la de modo que seja encontrada por quem a procura.
Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet e isso faz com que haja bastante concorrência. Portanto, como fazer com que uma página fique à frente de outras?
Aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Como o SEO funciona?
Quando uma pessoa faz uma pesquisa na ferramenta, o Google utiliza o termo digitado para buscar as informações na rede, analisando aquilo que mais tem a ver com a procura e que pode ser útil ao usuário.
Porém, se o seu site não estiver organizado, a ferramenta não conseguirá enxergá-lo, fazendo com que busque novas referências. Um simples exemplo é o endereço eletrônico, a URL.
Antigamente, no momento da construção das páginas, os profissionais não se preocupavam muito com esse código. A URL era formada por uma sequência numérica nada explicativa, sendo impossível reconhecer o conteúdo apenas pelo código.
O Google recolhe o termo digitado pelo usuário no campo de busca e um dos locais que ele procura uma relação é na URL. Se a página não contém o termo digitado no endereço eletrônico, já perde ponto. Por isso, os sites atuais são todos criados com URLs amigáveis.
Normalmente, com termos curtos e bem explicativos, contendo palavras-chave importantes e que são constantemente usadas pelo público. Além de ser uma apresentação para o conteúdo presente na página.
A URL é só um exemplo de vários fatores que são analisados no trabalho de otimização. Falaremos sobre outras técnicas mais à frente.
Por que o SEO é tão importante para a minha empresa?
Como podemos ver acima, o SEO é uma ferramenta importantíssima para a otimização do site, ou seja, para o ranqueamento no Google e para a busca orgânica.
A utilização correta de técnicas de SEO permite que qualquer site tenha a chance de melhorar seu desempenho. E ela pode proporcionar vários benefícios para a sua empresa, por exemplo:
1 – Credibilidade
Entender o que é SEO e ocupar as primeiras posições na busca orgânica gera uma alta confiança do público nas soluções apresentadas pela empresa.
As primeiras posições ocupadas pelas companhias normalmente destacam marcas bem organizadas, sérias e que oferecem uma boa experiência aos seus consumidores.
A credibilidade é importante para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a marca, além de ajudar a empresa a resolver problemas comuns no dia a dia.
2 – Visibilidade
Uma vez que o Google é o principal canal utilizado para pesquisa, estar em destaque nos resultados permite atrair um grande tráfego até o site.
A visibilidade conquistada quando se ocupa uma boa posição na busca orgânica pode representar uma elevação importante nos resultados financeiros da organização.
Quanto maior o tráfego, mais chances de converter os visitantes em clientes e com isso, maior será a lucratividade.
3 – Posição de referência no mercado
Empresas de qualquer lugar passaram a disputar a preferência do público e, por isso, é necessário estar sempre atento ao que seus concorrentes estão fazendo.
Depois que você e sua equipe entendem o que é SEO e passam a aplicar as técnicas de otimização no dia a dia, os resultados podem fazer com que sua empresa se destaque no mercado, atraindo novos consumidores e ainda enaltecendo os diferenciais.
Fonte: AT, FLAMMO
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