Se você tem o mínimo conhecimento sobre marketing digital, já deve ter se deparado com o termo persona e o seu significado para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
A definição de uma persona permite que você desenvolva estratégias mais eficientes em todas as etapas do seu empreendimento, desde a atração até o fechamento das vendas.
É uma pessoa que pode se interessar pelo que uma indústria ou empresa tem a oferecer, pois tem muita identificação com a marca e, dessa forma, é importante os esforços para transformá-la em cliente e fidelizar como consumidor fiel.
Sumário
Como criar uma persona?
A persona é extremamente importante para a sua empresa, mas é preciso saber como criá-la. Nós separamos alguns passos básicos para te ajudar. Confira!
1- Analisar o perfil do seu cliente
O primeiro passo para criar uma persona é analisar o perfil dos seus clientes atuais e mapear quem são de fato os tomadores de decisão. Afinal, as personas são as pessoas que têm autonomia e decisão pela compra de um produto ou contratação de um serviço.
2- Pesquisar ao máximo o perfil
Definidas quem são as personas do seu negócio, é o momento de pesquisar ao máximo o seu perfil, características, desejos, interesses, preferências, desafios e outros pontos. A partir dessas informações é possível traçar um caminho até as personas, identificando padrões de comportamento do grupo social em questão e incorporá-los.
3- Ouvir as pessoas
Somente a partir da escuta ativa e o interesse genuíno pelas dores e histórias das pessoas, você poderá colher informações essenciais para a construção do seu cliente ideal.
4- Erros comuns na escolha da persona
- Não crie muitas personas para o seu negócio;
- Não crie personas que não compram ou que não tenham autonomia de decisão;
- Não crie personas baseadas em suposições pessoais.
Qual a importância da persona para o lucro de uma empresa?
De forma prática, a definição de persona é essencial para o sucesso de uma empreitada. Você tem uma empresa, cria visibilidade para o seu negócio, mas o seu principal desafio é encontrar o público final certo.
Mas surge aquela questão: como direcionar o meu conteúdo para as pessoas certas?
Quando você tem uma persona bem definida, fica mais fácil construir uma série de conteúdos mais assertivos e significativos. Assim, você conseguirá atrair a persona para os conteúdos, gerar leads mais qualificados e se relacionar melhor com eles, entregando dessa forma novos conteúdos.
Ao gerar leads mais qualificados, aumenta a chance de vender mais e consequentemente, aumentar o lucro da sua empresa.
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