Boa parte das decisões que tomamos não são lógicas, engana-se quem acha isso. O inconsciente tem muito mais responsabilidade nisso. Isso pode até ser novidade para algumas pessoas, mas o marketing já utiliza a estratégia de gatilhos mentais para fazer você se sentir importante. 

 

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Os gatilhos mentais embasam muitas estratégias de marketing e vendas que você vê por aí. Eles miram em atitudes que são disparadas pelo inconsciente e fazem as pessoas tomarem decisões no “piloto automático”.

 

Vamos desvendar esses gatilhos mentais e descobrir como eles funcionam, para que servem e como utilizá-los. Confira! 

 

O que são gatilhos mentais?

 

Gatilhos mentais são decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente. É como se ele automatizasse algumas ações para se dedicar às escolhas mais complexas e evitar um esgotamento mental. 

 

Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Mas não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois a base dos gatilhos mentais está na psicologia. 

 

A todo momento temos que fazer escolhas, mas muitas dessas decisões do dia a dia passam despercebidas. Enquanto você está lendo este texto, por exemplo, o seu cérebro está decidindo se deve continuar aqui ou ir para outra aba do navegador. 

 

Esse excesso de escolhas pode levar à fadiga de decisão, porque temos um estoque finito de energia para lidar com isso. Então, para poupar você, o seu cérebro toma decisões por conta própria, sem chegar ao seu consciente.

 

Essas decisões que a gente toma e nem percebe são os gatilhos mentais. Eles ajudam a enfrentar essa enorme quantidade de escolhas que precisamos fazer.

 

Os 5 Melhores Gatilhos Mentais Para Aplicar Em Sua Estrategia De Marketing

 

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Como os gatilhos mentais funcionam no marketing?

 

Os gatilhos funcionam como um despertador de emoções. Eles podem fazer uma pessoa resgatar lembranças e reviver as mesmas sensações experimentadas no passado. Com isso, é normal que se sintam motivadas e engajadas a agir. 

 

O neuromarketing ajuda as empresas a entenderem o que leva as pessoas a comprarem e como se dá esse processo de decisão para criar abordagens mais efetivas em toda a jornada de compra.

 

Além de conhecer os gostos, preferências e dúvidas dos consumidores, essa área também investiga o que se passa no inconsciente.

 

Um exemplo prático, é que o marketing pode aproveitar esse sentimento de exclusividade na hora de nutrir o relacionamento com o consumidor, dizendo que enviou um conteúdo exclusivamente para ele. Já os vendedores podem oferecer um desconto exclusivo para fechar a venda com um potencial cliente.

 

Quais são os melhores gatilhos mentais?

 

É óbvio que os gatilhos mentais são uma ótima estratégia de marketing, porém, saber utilizá-los é muito importante. 

 

Muitas vezes as empresas erram a mão no uso dos gatilhos mentais. Para persuadir os clientes, acabam exagerando ou enganando nas abordagens. Além de ser antiético, o consumidor vai resistir às suas artimanhas. Por isso, é preciso usar os gatilhos mentais com ética e responsabilidade.

 

Pensando nisso, nós separamos os melhores gatilhos mentais para você utilizar na sua empresa. São eles: 

 

1- Prazer x Dor

 

Esse gatilho embasa vários outros gatilhos mentais. É natural do ser humano tentar evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida. 

 

No marketing, as empresas costumam usar esse gatilho para mostrar a transformação que a compra pode trazer para a vida das pessoas. Para isso, é preciso conhecer as dores da sua persona, o que traz satisfação para ela e como o seu produto pode levar de um ponto a outro.

 

Embora acreditemos que a satisfação é a nossa maior busca, ela perde para a necessidade de afastar a dor. Mais do que conquistar algo que agrade, queremos nos livrar dos nossos problemas.

 

2- Escassez

 

O gatilho da escassez é um dos mais usados em marketing e vendas. Quando as pessoas percebem que alguma coisa está acabando, elas correm logo para não perder a chance.

 

Isso está relacionado a um instinto de sobrevivência: precisamos garantir os itens básicos para sobreviver antes que eles acabem. Ele consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda. 

 

Em marketing e vendas, esse gatilho é usado para estimular as pessoas a decidirem logo uma compra. Dizer que há poucos produtos em estoque, que as vagas são limitadas ou que um bônus será dado apenas para os primeiros clientes desperta a ação. Se o benefício é escasso, é preciso aproveitar logo. 

 

3- Novidade

 

Novidades podem ser boas ou ruins. Mas o nosso cérebro cria a expectativa de que elas vão transformar a vida para melhor. O potencial de prazer nos faz gostar do que é novo.

 

Em marketing e vendas, o anúncio de lançamento de novos produtos costuma gerar bastante burburinho e nas redes sociais, anunciar novidades também costuma gerar bastante engajamento.

 

4- Reciprocidade

 

O gatilho da reciprocidade mostra que o ser humano gosta de retribuir o que recebe. Quando alguém é legal com a gente, sentimos necessidade de oferecer algo em troca. Então, se você quer uma ação do seu potencial cliente, procure oferecer algum benefício de valor primeiramente.

 

Esse gatilho é bastante usado no Inbound Marketing. A marca oferece um material relevante de maneira gratuita. Em troca, espera que o visitante do site deixe o seu contato e permita o envio de mensagens para estreitar o relacionamento com ele.

 

5- Prova social

 

Entre as necessidades dos indivíduos, está a de ser aceito e conviver bem em grupos e isso é exatamente o que o gatilho da prova social coloca à prova. É o ato de convencer o cliente de que ele precisa de um produto ou serviço para fazer parte da comunidade.

 

No marketing da sua empresa, mostre quantas pessoas já confiaram na sua marca e explore o que os clientes têm a falar sobre você, em depoimentos e estudos de caso. Ao ver que outros clientes tiveram sucesso, as pessoas tendem a confiar mais na sua marca.

 

Agora que você já conhece alguns dos melhores gatilhos mentais, comece a utilizá-los na sua empresa e obtenha resultados incríveis. Mas lembre-se, não exagere nos gatilhos, seja transparente e principalmente, verdadeiro com seus clientes. 

 

Fonte: UCS, Rock Content 

 

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