No mundo empresarial, podemos perceber uma forte tendência a prestigiar os aspectos econômicos para a tomada de decisões, principalmente quando se trata de investir em novos recursos ou estratégias. O ROI do e-mail marketing é superior a qualquer outro meio de geração de leads. Quer saber porquê? Confira a matéria completa! 

 

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O que é ROI?

 

ROI é um dos principais indicadores do rendimento do marketing em geral. É a sigla em inglês para Return on Investment e basicamente serve para estimar o valor ganho por um negócio em relação ao custo de suas campanhas de publicidade.

 

O cálculo consiste em subtrair a despesa com a publicidade do valor da sua receita proveniente das vendas, e dividindo por essa mesma despesa.

 

O ROI permite entender o comportamento de compra dos seus clientes, e fornece a informação básica para que você tome as medidas que vão melhorar suas vendas, ao identificar quais dos seus produtos e serviços “se vendem” ou são mais populares entre os consumidores.

 

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O ROI e os e-mails marketing

 

Um fato mais do que aceito no mercado digital é que o ROI do e-mail marketing é superior a qualquer outra estratégia para a geração de leads. Muitos profissionais da área questionam o motivo disso, sem se darem conta de que é algo relativamente simples.

 

Visto que, o e-mail marketing pode ser comparado a abordagem de vendas de porta em porta. Através do e-mail, você chega no seu cliente e oferece o produto sem que ele necessite procurá-lo. 

 

Poderíamos citar aqui, vários motivos pelos quais o ROI do e-mail marketing é mais favorável, mas falaremos do custo-benefício, pois as campanhas desta mídia permitem atingir um grande volume de potenciais clientes, por um custo unitário baixo.  

 

Por que devemos calcular o ROI?

 

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O ROI pode ser usado para indicar várias coisas, tornando ainda mais importante na tomada de uma decisão. Alguns exemplos são: 

 

  • Para mostrar os resultados de cada investimento: em sua aplicação mais comum, ele é utilizado para demonstrar uma relação existente entre o investimento e a obtenção de resultados financeiros;
  • Como base de tomada de decisão: pode servir como uma ferramenta de planejamento, de modo a fundamentar objetivos e resultados atingíveis ou mesmo como base para a tomada de decisões importantes dentro da empresa.
  • Para reduzir danos ou evitar perdas: diante de uma situação em que é preciso tomar atitudes para evitar perdas e minimizar efeitos negativos, ele também consegue mensurar quanto cada ação tomada ajudou a reduzir danos.
  • Para calcular o prazo de retorno de um investimento: o ROI também é muito utilizado para calcular o prazo de retorno e a curva de resposta de cada investimento de forma individualizada.

 

Vantagens de calcular o ROI

 

Como vimos anteriormente, o ROI é extremamente útil e quando bem empregado, pode fazer sua empresa crescer e nós separamos algumas das vantagens de calculá-lo. 

 

  • Conhecer a performance de seus investimentos;
  • Permitir um cálculo simples do retorno de um investimento;
  • Embasar a tomada de decisão. 

 

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Fonte: Dinamize, 99 Empresas

 

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