No mundo empresarial, podemos perceber uma forte tendência a prestigiar os aspectos econômicos para a tomada de decisões, principalmente quando se trata de investir em novos recursos ou estratégias. O ROI do e-mail marketing é superior a qualquer outro meio de geração de leads. Quer saber porquê? Confira a matéria completa!
Sumário
O que é ROI?
ROI é um dos principais indicadores do rendimento do marketing em geral. É a sigla em inglês para Return on Investment e basicamente serve para estimar o valor ganho por um negócio em relação ao custo de suas campanhas de publicidade.
O cálculo consiste em subtrair a despesa com a publicidade do valor da sua receita proveniente das vendas, e dividindo por essa mesma despesa.
O ROI permite entender o comportamento de compra dos seus clientes, e fornece a informação básica para que você tome as medidas que vão melhorar suas vendas, ao identificar quais dos seus produtos e serviços “se vendem” ou são mais populares entre os consumidores.
O ROI e os e-mails marketing
Um fato mais do que aceito no mercado digital é que o ROI do e-mail marketing é superior a qualquer outra estratégia para a geração de leads. Muitos profissionais da área questionam o motivo disso, sem se darem conta de que é algo relativamente simples.
Visto que, o e-mail marketing pode ser comparado a abordagem de vendas de porta em porta. Através do e-mail, você chega no seu cliente e oferece o produto sem que ele necessite procurá-lo.
Poderíamos citar aqui, vários motivos pelos quais o ROI do e-mail marketing é mais favorável, mas falaremos do custo-benefício, pois as campanhas desta mídia permitem atingir um grande volume de potenciais clientes, por um custo unitário baixo.
Por que devemos calcular o ROI?
O ROI pode ser usado para indicar várias coisas, tornando ainda mais importante na tomada de uma decisão. Alguns exemplos são:
- Para mostrar os resultados de cada investimento: em sua aplicação mais comum, ele é utilizado para demonstrar uma relação existente entre o investimento e a obtenção de resultados financeiros;
- Como base de tomada de decisão: pode servir como uma ferramenta de planejamento, de modo a fundamentar objetivos e resultados atingíveis ou mesmo como base para a tomada de decisões importantes dentro da empresa.
- Para reduzir danos ou evitar perdas: diante de uma situação em que é preciso tomar atitudes para evitar perdas e minimizar efeitos negativos, ele também consegue mensurar quanto cada ação tomada ajudou a reduzir danos.
- Para calcular o prazo de retorno de um investimento: o ROI também é muito utilizado para calcular o prazo de retorno e a curva de resposta de cada investimento de forma individualizada.
Vantagens de calcular o ROI
Como vimos anteriormente, o ROI é extremamente útil e quando bem empregado, pode fazer sua empresa crescer e nós separamos algumas das vantagens de calculá-lo.
- Conhecer a performance de seus investimentos;
- Permitir um cálculo simples do retorno de um investimento;
- Embasar a tomada de decisão.
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Fonte: Dinamize, 99 Empresas
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