Qualquer empresa que queira se destacar no mercado e fortalecer sua marca, precisa estar no Google. E a melhor forma de direcionar pessoas para seu site na Internet tem apenas três letras: SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do website para os mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo). Ele corresponde ao conjunto de técnicas utilizadas para obter uma boa colocação da página nas buscas on-line como forma de gerar credibilidade para a marca.
Sumário
Qual o conceito de SEO?
SEO é a otimização do website para os mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo). Essa é uma técnica utilizada pelo marketing digital para atrair potenciais clientes para a marca, estimular a geração de leads e conversão em vendas.
Ele envolve um conjunto de fatores relacionados como:
indexação do site;
criação de um conteúdo diferenciado e relevante para a persona (potencial consumidor);
experiência do usuário no website;
velocidade de carregamento da página;
uso de link building, entre outros.
Por isso, o objetivo do SEO é fazer com que, cada vez mais, sejam criados conteúdos relevantes para o público e que sejam “recompensados” pelos motores de busca figurando nas primeiras posições nos resultados.
Como funcionam os motores de busca da rede?
Os motores de busca na Internet funcionam com base em algoritmos avançados para poder agir em dois setores: catalogar conhecimento espalhado pela internet e organizar de forma eficiente para facilitar as pesquisas.
O funcionamento básico de um motor de busca envolve catalogar todas as páginas encontradas na internet dentro de palavras-chaves. Por exemplo, se um artigo for escrito sobre marketing de conteúdo, então essa página estará guardada dentro da palavra-chave “marketing de conteúdo”.
Assim, quando alguém fizer uma busca na internet por “marketing de conteúdo”, o motor de busca vai pegar todas as páginas que ele indexou sobre o assunto e organizá-las para apresentar as melhores primeiro.
Para fazer essa organização, são utilizadas dezenas de condições. Só o algoritmo do Google, por exemplo, usa mais de 200 fatores como critério para organizar seus resultados. A página que se adequar melhor a essa análise será exibida primeiro.
Qual a importância do SEO para a sua empresa?
O principal objetivo do SEO é garantir que uma página seja a mais relevante para uma determinada pesquisa do usuário. Dessa forma, uma estratégia de SEO deve buscar oferecer, sempre, a melhor resposta àquilo que foi, de certa forma, perguntado ao motor de busca.
A importância do SEO para uma empresa, portanto, varia de acordo com os resultados que forem almejados no meio digital. Para empresas que querem ser vistas, notadas e se tornar referência na sua área de atuação, investir nessa estratégia é fundamental.
Benefícios de utilizar SEO
O SEO oferece diversos benefícios tanto para os clientes quanto para a empresa. Entre os principais estão:
1- Traz visitantes qualificados
Uma estratégia bem planejada e executada de SEO fará com que as pessoas atraídas até o seu site, por meio de uma pesquisa na internet, estejam realmente interessadas no seu conteúdo.
Pode parecer óbvio, mas não são raros os casos de visitantes que clicam em uma página com expectativas totalmente distintas do que ela pode oferecer. Por isso, é fundamental ter visitantes qualificados, interessados nos produtos e serviços que a sua empresa pode disponibilizar a curto, médio e longo prazo.
2- Facilita a aproximação com o público
Com visitantes qualificados no site, atraídos por conteúdos que suprem suas necessidades, fica mais fácil para a empresa ter um contato mais próximo com esse público.
Além disso, quanto maior a aproximação com o público, mais informações são obtidas sobre ele, e isso é fundamental tanto com clientes quanto com possíveis clientes, já que garante o sucesso e o crescimento da empresa.
3- Promove uma comunicação clara na web
Como o SEO tem foco na relevância e na eficácia de um conteúdo, um bom uso dessa ferramenta acaba promovendo uma forma clara, direta e precisa de comunicação no meio digital.
Isso é fundamental no relacionamento com o público, pois, se você não der exatamente o que ele precisa, em pouco tempo ele simplesmente visitará outro site que cumpra esse objetivo.
Fonte: Auris Ideias, R8, Saphir
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