É importante se esforçar para gerar engajamento nas redes sociais, por exemplo, no Instagram. No contexto atual, as empresas devem saber usar a comunicação de mão dupla que a internet proporciona e criar um relacionamento de longo prazo com o público.
E nós sabemos que promover a interação do cliente com a marca nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, listamos oito dicas para impulsionar o seu engajamento no Instagram. Confira:
Sumário
1. Conheça o seu público-alvo
Para ter sucesso em qualquer estratégia de comunicação, uma empresa deve saber quem é o seu público-alvo. Além de informações como sexo, idade, profissão, grau de instrução, entre outras, ela deve saber detalhes a respeito do comportamento e da personalidade das pessoas.
Ao conhecer o universo do potencial cliente, a marca poderá usar elementos nos conteúdos e na linguagem que atendam aos seus interesses. Assim, as publicações se tornam úteis e relevantes para os seguidores, aumentando o engajamento nas redes sociais.
2. Tenha uma estratégia ampla
A internet é um meio de comunicação dinâmico, que favorece o improviso e o fluxo contínuo de informações. Ainda assim, para ter êxito nas redes sociais, é preciso fazer um planejamento do conteúdo que será publicado. Quando se cria uma rotina e se tem processos, o material tende a ter mais qualidade.
Por exemplo: é necessário definir temas, abordagens, estilo de linguagem, formatos de postagem, entre outros cuidados. É bem verdade que é possível fazer muitos testes nas redes sociais até se encontrar a fórmula ideal para cada empresa, mas, de qualquer forma, é sempre importante planejar.
3. Personalize o conteúdo
O número de curtidas ou de seguidores ainda merece atenção, mas o engajamento por meio de comentários é uma métrica mais relevante para avaliar o desempenho da publicação. Para tanto, a proposta de conteúdo da marca deve ser original, bem como instigar o público a tomar uma ação.
Além disso, a comunicação da empresa deve ter um tom pessoal, como se um indivíduo falasse com outro — tanto que algumas marcas chegam a usar personagens para tornar a interação mais próxima.
4. Fuja da linguagem da publicidade tradicional
As redes sociais não são ambientes propícios para utilizar a linguagem da publicidade tradicional, que é focada nas vendas, na marca ou no produto e que não agrega valor às pessoas.
Ao invés disso, você deve oferecer conteúdos relevantes para o público, com uma linguagem mais leve e natural, como se fosse uma pessoa real publicando, com o objetivo de criar um relacionamento. Afinal, as redes sociais trouxeram para o marketing uma nova maneira de divulgar a sua empresa, por isso a abordagem também deve ser diferente.
5. Responda com agilidade e cordialidade
Como já mencionamos, não basta estar na internet. Se uma empresa tem perfis em redes sociais, será inevitável que um seguidor utilize esses canais para falar sobre a marca, esclarecer dúvidas, elogiar ou reclamar. Por isso, ao ingressar em uma rede social, esteja preparado para atender as diferentes demandas do consumidor.
Não deixe de responder às interações — inclusive, as negativas. Muitas vezes, com um atendimento rápido e gentil nas redes sociais, é possível desfazer uma percepção ruim do cliente em relação à marca.
6. Engajamento nas redes sociais: interaja com os usuários
Para gerar engajamento nas redes sociais, a sua empresa deve interagir com as pessoas. A marca deve produzir conteúdos que incentivam a participação do público, com postagens que gerem identificação e façam os usuários comentarem, compartilharem ou marcarem os amigos.
Além disso, também é importante responder a essas interações, mostrando que a sua marca valoriza a participação e a opinião dos seus clientes. Dessa forma, o relacionamento com os consumidores se fortalece, assim como a imagem da empresa.
7. Monitore as menções à sua marca
Nem sempre os usuários se comunicam diretamente com a sua marca para fazer elogios ou reclamações. Muitas vezes, os comentários aparecem em seus perfis pessoais, que ganham um alcance significativo em sua rede de contatos.
Por isso, é importante monitorá-las, especialmente no caso de reclamações. Ao identificar essas postagens, você pode responder os usuários e gerenciar possíveis crises de imagem.
Existem softwares (pagos ou gratuitos) para isso, que permitem monitorar as menções e respondê-las. Além disso, você pode classificá-las como neutras, positivas ou negativas para ter uma percepção de como está a reputação da sua marca na internet.
8. Mensure suas ações
Uma das maneiras mais eficientes de impulsionar suas ações nas redes sociais é avaliar o desempenho das publicações. Assim, você conseguirá identificar o que despertou mais interesse, gerou mais conversões ou atraiu mais visitantes (dependendo dos seus objetivos), e ajustar a estratégia futura.
Para isso, você deve primeiramente alinhar seus objetivos e metas e definir quais métricas indicarão se você alcançou o que queria. Por exemplo, se você tem um e-commerce e seu principal objetivo em determinado período é gerar vendas, é importante ficar de olho no número de conversões geradas com visitantes vindos das redes sociais.
Como sabemos, uma empresa deve estar onde seus potenciais clientes estão — dentro ou fora da internet. Por isso, não deixe de aproveitar o potencial do Instagram para o seu negócio.
Se você gostou dessas dicas, basta nos acompanhar para não perder nenhuma matéria!
Fonte: Idigo
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