Estabelecer uma estratégia de marketing digital é essencial para qualquer empresa ou negócio que queira sobreviver em nesta era digital. O mundo hoje é caracterizado cada vez mais pela procura de produtos através de tecnologias digitais devido à chegada no mercado dos nativos digitais.

No entanto, prospectar em meio digital não pode ser algo aleatório, sem planejamento.

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Vamos usar uma analogia: imagine que você seja um pescador e procure peixes numa imensidão de águas como o mar. Como você faria para pescar nesse ambiente?

Apenas jogaria sua vara à esmo ou tentaria alguma estratégia mais eficiente como jogar uma rede onde os peixes mais se concentram?

Vislumbrando essa analogia, percebe-se que quase nenhum trabalho pode ser feito sem planejamento e estratégia. Da mesma forma o marketing digital.

Hoje em dia, é impossível imaginar uma pessoa sem um smartphone procurando produtos na internet. Porém, são muitas pessoas ao mesmo tempo e sua empresa precisa chegar nas pessoas certas, que tem potencial de consumir seu produto.

O Que Analisar Na Campanha De Marketing Digital

Então, como fazer o planejamento?

Antes de mais nada, é necessário compreender os objetivos da empresa. Isso ajuda a delinear melhor as estratégias que serão adotadas para chegar nos possíveis consumidores.

Tendo um objetivo claro em mente evita que a equipe de marketing gaste energia em estratégias inócuas ou que façam retrabalho para corrigir os rumos de uma campanha mal planejada.

Por exemplo, nessa fase deve-se analisar qual a ferramenta é mais adequada para a empresa.

Imagine uma loja de roupas. Um Instagram bonito, com fotos bem feitas e modelos profissionais podem ser essenciais. O Instagram é uma rede social muito focada na estética e na imagem.

Uma agência de turismo também pode usar um Instagram com paisagens exuberantes para conquistar mais clientes que desejam visitar os destinos que a agência pode levar.

Porém, essa não pode ser uma estratégia única. Muitas pessoas pesquisam lojas no Google ou mesmo no Maps. Aí é importante focar em um site com bom conteúdo e que considere as regras de SEO.

Tudo isso são estratégias de Inbound Marketing, quando o cliente está procurando produtos e encontra o material produzido pela empresa.

Porém, existem empresas que têm como objetivo buscar clientes de forma mais rápida. Aí o mais apropriado é investir em Outbound Marketing – quando a empresa faz busca por clientes através de anúncios.

Nesse caso, a equipe de marketing deve observar se o anúncio deve ser feito em mídias mais tradicionais, como rádio e TV, ou se os anúncios serão feitos no Google e outras redes sociais, como Facebook e Instagram, focados em cidades e faixas etárias específicas.

Enfim, você pode perceber que tudo é uma questão de planejamento e definir objetivos claramente. Para isso, nada melhor do que uma equipe qualificada e com experiência em marketing digital.

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