O Inbound Marketing é uma das estratégias de Marketing Digital mais baratas que existem e que trazem resultados extremamente positivos para as empresas que o utilizam.
Neste artigo vamos falar mais sobre esse conceito e como você pode aplicá-lo no seu negócio.
Sumário
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing pode ser entendido como “marketing de entrada”. Está relacionado ao ato do cliente de procurar a sua empresa para consumir seu produto ou serviço.
Imagine um turista que venha à cidade de Itajaí e que esteja procurando um restaurante para jantar. Ele pode procurar no seu celular um lugar para fazer a sua refeição e tomar sua decisão a partir do que ele ver ali.
Mas nem tudo depende só dele: se as empresas do ramo alimentício traçarem uma boa estratégia digital, algumas vão se sobressair e tornarem-se opções viáveis ao cliente, chamando mais atenção.
Por exemplo, quando o indivíduo entra no site do restaurante está acontecendo Inbound Marketing. Quando ele entra nas redes sociais do estabelecimento, está acontecendo Inbound Marketing.
Porém, como dito anteriormente, tudo depende do que ele vai encontrar nesses canais.
Como fazer um bom Inbound Marketing?
A primeira coisa é ter um bom site. Sim, site. Muitas pessoas cometem o engano de pensar que basta ter redes sociais, mas não. Veja que as redes sociais têm características muito peculiares.
Se você é um fotógrafo ou dono de uma loja de roupas (dois segmentos que dependem essencialmente de aspectos visuais), então ter um Instagram bem feito e bem elaborado pode ser essencial, pois muitos clientes buscam esses serviços nessa rede social – já que ela é muito focada no visual.
Mas se você tem uma empresa de logística, por exemplo, você precisa de um site. Será que seu cliente busca transporte de carga no Instagram ou Facebook? Provavelmente não. É muito mais lógico ele buscar esse tipo de serviço no Google.
E para aparecer no Google você vai precisar ter um site.
Mas para ser bem ranqueado no Google e aparecer nas primeiras páginas de busca, você vai precisar ter um bom conteúdo no site.
Marketing de conteúdo e SEO
Uma estratégia é criar um blog e produzir conteúdo com base em SEO. Isso vai otimizar as visitas ao seu site e torná-lo uma referência no seu local de atuação.
Tendo um bom conteúdo, até mesmo os visitantes do site terão interesse em conhecer sua empresa.
Aliás, o marketing de conteúdo é importantíssimo para consolidar o nome de empresas e prestadores de serviço, melhorando sua credibilidade ante o público.
Utilizando da sua autoridade como marca para falar sobre assuntos relacionados aos seus serviços, as empresas dão dicas e trazem informações relevantes e interessantes para os seus clientes.
Inicialmente, não há um compromisso em consumir em troca da informação. O indivíduo tem acesso à informação sobre o ramo de atuação da empresa gratuitamente. Quando ele precisar do produto, ele vai saber onde encontrá-lo: na empresa que produziu o conteúdo.
Outra estratégia de Inbound Marketing é o e-mail marketing. Consiste no envio de e-mails para pessoas que concordaram em ceder seus endereços eletrônicos para receberem informações.
Da mesma forma que o marketing de conteúdo, ele recebe informações gratuitamente. Quando a pessoa sentir que precisa do produto, ele saberá onde encontrá-lo.
Quais as vantagens do Inbound Marketing?
Ao contrário do Outbound Marketing, onde pagar por um anúncio na TV ou no rádio pode custar uma grande quantia de dinheiro, o Inbound Marketing é muito barato.
Você não tem custo para enviar e-mail e um site gera um gasto baixíssimo anualmente. Você só precisa produzir matérias, que você mesmo pode fazer.
Outro benefício é que geralmente os leads que se convertem em clientes através do Inbound Marketing se tornam fiéis e consomem sempre os seus produtos. Garantindo clientela por muitos anos.
A única desvantagem é que às vezes pode demorar até um lead se converter em cliente. Porém o baixo custo da estratégia compensa o esforço a longo prazo.
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