Ter um bom relacionamento com os clientes é algo essencial e que gera resultados positivos por anos. É por isso que a sua empresa deve desenvolver um bom processo de gerenciamento do ciclo de vida do cliente.

Mas o que significa o ciclo de vida do cliente, por que é tão importante saber gerir e o que isso tem a ver com Marketing Digital? Confira na matéria dessa semana, onde vamos explorar o assunto e te auxiliar a desenvolver esse processo.

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O Ciclo De Vida Do Cliente

O que é o Ciclo de Vida do Cliente?

Basicamente se trata do gerenciamento dos segmentos do cliente em etapas, da sua integração até a sua renovação. Isso permite que haja mais atenção nas particularidades de cada etapa.

Tecnicamente se trata de um processo desenvolvido pelo setor de marketing para definir metas objetivas e mensurar o relacionamento com os clientes, avaliando as necessidades de melhorias e aprimoramentos.

O ciclo de vida do cliente representa como uma empresa interage com as pessoas ao longo de seu relacionamento. Esse termo se refere à maneira como sua empresa gerencia a experiência do cliente como um todo.

Os estágios do ciclo de vida do cliente

Quando bem-sucedido, o processo é seguido de ações realizadas pela empresa para manter o cliente mais próximo, mesmo depois de ele ter fechado negócio, o relacionamento com o cliente não termina na venda.

Conhecimento da marca: A primeira etapa do ciclo de vida do cliente é quando e como a empresa chega até ele. O primeiro contato com a marca, envolve o seu cliente saber as informações mais precisas sobre a empresa.

Aquisição: Nessa etapa o cliente fornece informações de contato, como um endereço de e-mail ou um número de telefone.

Esse contato ajuda sua empresa a se relacionar com ele e a prospectá-lo. É algo que envolve entender os seus pontos fracos e mostrar como seu produto pode ajudar seu público.

Conversão: Quando um cliente em potencial toma conhecimento de seus produtos e faz uma oferta, isso é chamado de conversão. Esse é um dos objetivos de negócios mais relevantes, sendo responsável ​​pela maior parte do faturamento das empresas.

Todavia, em muitas organizações, a conversão é o objetivo final. No entanto, você deve ir além, envolvendo suporte e fidelidade.

Retenção: É a capacidade da sua empresa de manter seus clientes satisfeitos e de fazer negócios com eles, criando sempre a ciclagem dos clientes, de certa maneira tornando um vínculo de confiança.

Fidelização: É outra etapa essencial. Quando você retém consumidores por um longo período e eles começam a promover sua marca, você conquista consumidores fiéis.

Muito mais do que uma estratégia de marketing, esse processo ajuda sua empresa a gerar valor para os consumidores. Todo o processo deve ajudar cada membro da equipe a identificar seu papel para a excelência do negócio e a se esforçar para trabalhar a favor disso.

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