Quando se fala em marketing para vendas, englobamos inúmeros conceitos e estratégias que têm por objetivo angariar resultados concretos do crescimento de um negócio.
Um dos conceitos bastante trabalhados dentro do marketing para vendas é a estratégia OmniChannel, que combina todos os canais de marketing para oferecer uma experiência melhor de atendimento e vendas ao consumidor.
Em suma, para essa estratégia, não basta ter os canais de propaganda e vendas, é preciso potencializá-los por meio de uma integração estratégica planejada pelos profissionais de marketing ou uma agência de propaganda especializada.
Esses canais incluem lojas virtuais, mídias sociais, dispositivos móveis, aplicativos, lojas físicas, centrais de atendimento telefônico, autoatendimento, chatbots, etc.”
Sumário
Mas afinal, o que é o Omnichannel dentro do marketing para vendas?
O Omnichannel é uma estratégia clássica dentro do marketing para vendas. Seu objetivo principal é integrar canais de vendas e comunicação para facilitar a vida do consumidor.
No entanto, atualmente está cada vez mais difícil conectar um ponto de venda a um ponto de comunicação, afinal, os canais digitais estão sendo cada vez mais utilizados hoje em dia. Canais estes que são mais seletivos e independentes.
Em suma, Omnichannel é basicamente uma estratégia de convergência que integra todos os canais de comunicação da empresa para melhorar a experiência do cliente.
Dessa forma, os consumidores poderão comprar online, em lojas físicas, ou por telefone, e, ter uma garantia de bom atendimento ao passar por todas esses canais.
O marketing para vendas nos dias atuais
Nos dias atuais, a estratégia Omnichannel precisa convergir vários canais online e offline da empresa, que passam pelo e-commerce, m-commerce, loja física, mídias sociais e até chatbots.
O consumidor moderno está escolhendo produtos pelo celular, comprando na loja física e tirando dúvidas pelas redes sociais.
Por isso, você precisa garantir a qualidade da experiência do cliente em todos esses canais, afinal, estamos em plena era do consumidor omnichannel.
O consumidor Omnichannel
Atualmente, ocorre uma migração do consumidor para os meios digitais. Seu cliente está mais conectado do que nunca, e você precisa adaptar isso com as estratégias de venda de sua empresa.
Segundo o estudo Consumo Omnichannel, realizado em agosto de 2018 pelo SPC Brasil e CNDL, 5 em cada 10 consumidores pesquisam na internet antes de comprar em lojas físicas.
Além disso, o site e chat já são os canais mais usados para se comunicar com a empresa (61% da preferência), seguidos do e-mail (58%), telefone (54%), Whatsapp (29%) e mídias sociais (21%).
Marketing para vendas: Vantagens do Omnichannel
Se sua empresa utiliza-se dessa estratégia, é fato que seu negócio irá trabalhar com todos os canais de forma eficaz, consolidando sua proposta de valor em todo o universo da marca.
Com os canais integrados, a organização compreende melhor o comportamento do cliente e prepara uma jornada sob medida, garantindo o mesmo padrão de qualidade em todos os pontos de contato.
O resultado são clientes plenamente satisfeitos com a experiência de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda.
No entanto, a principal vantagem dessa estratégia no marketing para vendas é a fidelização de clientes, que impulsiona o crescimento do seu negócio e consequentemente fortalece sua reputação no mercado.
Desvantagens
Não existem desvantagens no omnichannel, o que você vai encontrar pelo caminho são obstáculos e desafios, que podem ser solucionados de acordo com a organização de suas ações.
Preste atenção nos seguintes pontos:
- Dificuldade de rastreamento;
- Dificuldade de atribuição
Marketing para vendas em Itajaí/SC
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Trabalhamos com essas e outras estratégias que integram todos os meios de comunicação de forma a melhorar ainda mais a experiência do cliente.
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