Agora que você já conheceu as três formas mais eficazes de seu negócio aparecer no Google, saiba neste artigo 6 lições de marketing para aprendermos com A Amazon.
Mesmo que você nunca tenha adquirido nenhum produto da Amazon, com certeza você já ouviu falar dela.
A Amazon é uma das maiores lojas que temos hoje na internet. Se tornou referência no que diz respeito ao comércio eletrônico, inovação e também em marketing.
Analisando o grande potencial da marca, a Suprema Propaganda separou para você algumas dicas de estratégias de marketing utilizadas pela empresa, as quais podem servir de inspiração, podendo ser agregadas em seu negócio.
Sumário
Um pouco sobre a Amazon
A empresa é um exemplo de marca que nasceu na internet oferecendo serviços puramente online, mas que expandiu para outras atividades.
O fundador da Amazon é Jeff Bezos, um empresário e engenheiro que antes trabalhava como analista em Wall Street. Observando o mercado ainda novo da internet, ele resolveu abrir o próprio negócio.
Ela anunciou o sistema de assinatura premium Amazon Prime em 2005, inicialmente só para diminuir o tempo de entrega e trazer ofertas exclusivas. Essa assinatura logo passou a dar acesso também ao Amazon Video, a plataforma de streaming de filmes e séries.
6 lições de marketing para aprendermos com a Amazon
Abaixo, listamos para você as 6 lições de marketing que devemos aprender com a Amazon se quisermos ter sucesso em nosso negócio. Confira!
1- Colocar o cliente no foco das estratégias
Se você perceber a Amazon é um dos sites com melhores avaliações da internet, tanto no Brasil, quanto fora dele.
Isso não veio de graça. A Amazon oferece serviços de qualidade que não somente satisfazem os clientes, mas também os fazem vestir a camisa da marca.
A empresa trabalha com estratégias pensando no cliente, se ele terá uma navegação melhor, facilidades de acesso/compra, uma experiência melhor, como chegará até o produto. Em geral, o foco de tudo é o consumidor.
A amazon também oferece diversas promoções e descontos, para atrair consumidores.
Possuem ferramentas que facilitam a compra, como por exemplo as listas de desejos, onde você salva os produtos que você têm a intenção de comprar, podendo voltar mais tarde para comprá-los.
2 – Simplificação da jornada de compra
É muito fácil comprar na Amazon, você tem a opção por exemplo, de escolher o produto com apenas um clique.
Além disso, as informações já vêm associadas à descrição do produto, com todas as informações essenciais simplificadas para facilitar e reduzir a jornada de compra.
3 – Analisar a concorrência
A Amazon está sempre ligada no que seus concorrentes estão lançando no mercado e fazendo uma análise dos produtos ofertados por eles.
Um exemplo disso é a Netflix, afinal, a plataforma Amazon Prime está se tornando cada vez mais visível no mercado e é uma das principais concorrentes da Netflix.
Se você analisar bem, a Amazon Prime está sempre um passo à frente.
Tudo o que os consumidores encontram na Netflix a Amazon oferece em sua plataforma de uma forma muito mais acessível e inovadora.
4 – Valorizar os clientes fiéis
Outra lição de marketing a ser apreendida com a Amazon é o fato da valorização dos clientes.
A Amazon sempre busca fidelizar clientes por meio de seus serviços, um exemplo disso é o sistema de assinatura premium Amazon Prime, criado em 2005.
O Amazon Prime veio como foco nos clientes fiéis, que costumam comprar com frequência na loja.
O objetivo dessa assinatura era inicialmente só para diminuir o tempo de entrega e trazer ofertas exclusivas aos clientes fiéis, no entanto, essa assinatura logo passou a dar acesso também ao Amazon Video, a plataforma de streaming de filmes e séries.
5 – Valorização da comunicação com os clientes
A comunicação da Amazon é excelente. Investem em um bom atendimento ao cliente, facilitam as formas de devolução, e deixam bem especificado como funciona as trocas e/ou devoluções de mercadoria.
Essa boa comunicação com os clientes se dá pelo fato de que a Amazon investe muito em marketing de relacionamento, priorizando a comunicação com o consumidor.
6 – Não ter medo de inovar
O medo de inovar faz com que muitos negócios fiquem estagnados e reduzem muito o potencial da marca.
Por esse motivo, não ter medo de inovar é um ponto essencial para o crescimento de seu negócio, e é isso o que a Amazon faz.
A Amazon apresenta com frequência muitas inovações, inclusive em diversos outros ramos em que está atendendo.
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