Recentemente vimos o que é briefing e qual sua importância para os resultados. Agora mostraremos como ser um influenciador digital de sucesso.

É fato que muitos influenciadores digitais têm conquistado cada vez mais visibilidade no ambiente online. Principalmente pela utilização estratégica de conteúdo por meio dos blogs e redes sociais. Como resultado, esses profissionais conseguem mais popularidade.

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Diversos deles conseguem viver da produção de conteúdo, transformando-a em uma boa fonte de renda, com o faturamento vindo de anúncios nos seus canais ou por meio de parcerias e patrocínios com marcas, por exemplo.

Mas para que isso aconteça é preciso se atentar a diversos fatores que contribuem para esse sucesso como conhecer bem a sua persona, produzir conteúdos de alto valor e manter relacionamentos com pessoas influentes, por exemplo. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas para você se tornar um influenciador digital bem sucedido. Acompanhe!

1. Defina Quem é a Sua Persona

Sabemos que definir um público é pré-requisito para investir no universo digital. Afinal, é preciso saber exatamente com quem deseja falar para criar campanhas irresistíveis nos canais mais adequados. Dessa forma, o retorno sobre o investimento se mantém sempre positivo.

Por isso, invista na criação de uma personagem que represente o seu cliente ideal. Entrevistar os seus principais clientes é uma estratégia excelente para descobrir além dos dados demográficos, os hábitos de consumo, os tipos de conteúdo mais interessantes e os principais desafios e desejos.

Após a coleta dessas informações, é interessante reuni-las em um perfil descritivo da sua persona. Dê um nome a ela e coloque esse personagem sempre a vista para que nos momentos de planejar as ações de marketing digital, ela seja sempre o centro da estratégia.

2. Produza Um Conteúdo de Valor

Uma vez que a persona já foi definida, fica mais fácil apostar no marketing de conteúdo. Comece pela produção de artigos que ajudem a persona a resolver suas principais dificuldades. Esses artigos, se relevantes, tendem a chamar bastante atenção. Portanto, procure compreender as principais dores da sua persona, as dúvidas frequentes e produza conteúdos memoráveis.

O segredo de um texto sensacional é buscar pela originalidade. Ou seja, diante de uma avalanche de informações na internet, a persona só será alcançada se o conteúdo for interessante o suficiente. Além de ser diferente de tudo que o público já viu, é preciso que o conteúdo seja entregue no momento ideal. Para tanto, considere as etapas do funil de vendas (atração, conversão e vendas) para criar os seus textos.

O BuzzSumo é uma ferramenta que pode ajudar bastante na geração de insights para criar o conteúdo perfeito. Por meio dela é possível identificar os conteúdos que geraram mais engajamento nas principais redes sociais. Desse modo, fica mais fácil observar algumas referências para extrair o melhor para produzir o seu conteúdo.

3. Mantenha Um Relacionamento com Pessoas Influentes

Procure identificar os principais influenciadores do seu mercado para propor parcerias interessantes. O guest post, por exemplo, é uma tática bastante utilizada para atrair mais tráfego para o blog e aumentar a autoridade. Ao escrever e ser publicado em sites importantes, você vai alcançar uma audiência nova, aumentando a possibilidade de atingir pessoas que ainda não o conhecem. Além de conseguir links de qualidade para o seu site, ajudando a melhorar o seu rankeamento no Google.

Se aliar às empresas que possuem a mesma persona, porém, não são concorrentes, também é muito válido. Essa é a tática de co-marketing que potencializa o alcance do público certo. Encontre um parceiro que já seja referência no mercado e planeje a criação de um conteúdo.

Os e-books são os materiais mais apropriados para converter os visitantes de um blog em contatos de potenciais clientes, a famosa geração de leads. Invista na produção desse conteúdo em conjunto e, além de diminuir custos, o trabalho também é reduzido pela metade. Normalmente as tarefas são distribuídas de forma que ninguém fique sobrecarregado, então, aproveite o co-marketing para otimizar tempo e se destacar no mercado!

4. Mensure as Ações para Se Tornar Um Influenciador Digital de Sucesso

Outra dica infalível para se transformar em um influenciador digital é medir frequentemente os resultados obtidos com o marketing online. A preocupação de boa parte dos profissionais ligados ao marketing sempre foi comprovar o ROI das estratégias aplicadas.

Na internet, qualquer ação pode ser mensurada em tempo real e isso é importante não só para constatar o retorno sobre o investimento. É também fundamental para criar campanhas mais efetivas, já que as estratégias podem ser alteradas a qualquer momento.

Dedique semanalmente (ou na frequência que achar melhor), um período somente para avaliar os dados sobre o desempenho de cada estratégia. Faça um relatório apontando a conclusão e relacione os pontos de melhoria que podem ser implementados.

Faça uso de serviços que facilitam a sua vida nessa etapa de mensuração! Com o Wisp Social você vai ser capaz de produzir relatórios de alto nível, ter acesso a indicadores e mensurar sua performance no Instagram de forma simples. Além de poder acompanhar o crescimento do perfil, conhecer seus seguidores e monitorar os resultados da sua estratégia.

5. Utilize as Redes Sociais Estrategicamente

Se antes o boca a boca já era eficiente na conquista de novos clientes, agora ele é muito mais poderoso. Com as redes sociais, os consumidores ganharam voz e influenciam a sua rede de contatos constantemente sobre produtos e marcas.

Além de você poder perceber como os concorrentes estão atuando, as redes sociais são lugares perfeitos para observar mais sobre o comportamento da sua persona. Quanto mais informações extrair a respeito dela, mais condições você terá para conquistá-la efetivamente e estreitar o relacionamento.

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Crie um volume mensal de postagens de conteúdos diversos para atrair o interesse da persona. Lembre-se: as pessoas não estão nas redes sociais para consumir, mas para se relacionar. Por isso, não crie apenas uma vitrine dos seus produtos e serviços, invista na criação de publicações que resolvam os problemas da persona.

6. Pense Como Uma Empresa e Melhore Sua Influência

Lembre-se que para ser um influenciador digital de sucesso você precisa pensar na sua imagem e no seu canal ou blog como se fosse uma empresa. Tenha um posicionamento claro e saiba identificar formas para gerar receita com o seu canal e fazer ações com marcas.

Mas, antes disso, você precisa parar e se perguntar: eu realmente consigo influenciar pessoas? Eu já consegui levar essas pessoas a alguma ação? Seja vendas, ação social ou uma votação online que você contou com a participação da sua audiência, por exemplo.

É muito importante fazer essas perguntas, pois ter um grande número de seguidores não significa precisamente que você é um influenciador dessas pessoas. Se você constatar que ainda não é influente como gostaria, busque aprimorar a sua influência de modo positivo.

Com uma resposta positiva para essas perguntas, é hora de conseguir fechar parcerias com as marcas. Nesse momento, pensar estrategicamente é crucial. Procure marcas que tenham uma ligação direta com a sua mensagem e que o público delas também esteja dentro da sua audiência.

Marcas identificadas? Chegou o momento de colocar a criatividade para trabalhar bastante! Pense em tipos de ações que realmente podem gerar valor para as marcas e que possam ser realizadas com cada uma delas. Ao entrar em contato com as empresas, chegue com uma proposta criativa e estratégica. Não seja só mais um na multidão.

Ainda tem dúvidas sobre como se tornar um influenciador digital de sucesso com as estratégias citadas neste artigo? Conta para a gente nos comentários!

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