Na última matéria falamos sobre as 10 tendências globais de consumo em 2019. Dessa vez, veremos 10 novos recursos do Facebook que todo empreendedor precisa conhecer.
Não podemos negar: o Facebook está constantemente lançando novos recursos. Muito pelo contrário: é preciso verificar diariamente para conseguir acompanhar todas as mudanças e novidades. Como dono de uma pequena empresa, você também vai precisar filtrar o que realmente se encaixa nas suas necessidades, e montar um plano de implementação do recurso que você quer na sua Página Comercial do Facebook. No entanto, não se preocupe, nós já fizemos todo esse trabalho por você. Do entretenimento às novas técnicas de marketing, passando pelas infinitas tentativas da equipe do Zuckerberg de proporcionar transparência aos usuários, listamos dez dos mais populares, novos e relevantes recursos do Facebook que você vai querer integrar imediatamente ao seu plano de negócios.
Sumário
Organize uma Watch Party
Esse ano, o Facebook lançou uma maneira empolgante para juntar as comunidades: a Watch Party, uma “festa” para todos assistirem a um vídeo simultaneamente. Apesar de cada um precisar providenciar seu próprio balde de pipoca, todos vão poder virtualmente assistir e interagir com o mesmo vídeo, ao mesmo tempo e juntos. Para poder usar este recurso no seu perfil pessoal ou na sua Página Comercial no Facebook, você precisa desempenhar o papel de organizador da festa. Para começar as festividades clique em “Watch Party” sob a seção post na sua página de perfil ou feed de notícias. Em seguida, escolha um vídeo (ou alguns vídeos) e compartilhe-o no seu feed de notícias. Qualquer pessoa que tenha acesso ao vídeo que você publicou vai poder visualizar e comentar ao mesmo tempo a partir de sua respectiva tela.
Inicialmente este recurso foi lançado só para grupos, mas agora é aberto para qualquer pessoa, o que inclui usuários que querem postar no seu feed de notícias, além das empresas através da sua Página Comercial no Facebook. No entanto, há uma limitação principal, você não pode fazer upload de um vídeo novo. Ao invés disso você vai precisar escolher entre os vídeos que já publicou em sua página, vídeos ao vivo que são o assunto do momento ou até um dos muitos disponíveis no Facebook Watch, que é um serviço de transmissão de vídeo (tipo YouTube) lançado pela plataforma no ano passado e que oferece vídeos originais criados por parceiros do Facebook. Recentemente, o Facebook lançou na plataforma alguns seriados clássicos e muito populares como Buffy a Caça-Vampiros, Angel e Firefly, todos disponíveis inteiramente gratuitos, de forma a estimular um agito em torno desse recurso recém lançado.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Sua empresa pode organizar um evento ao vivo ou reviver um vídeo incrível do passado. Se você escolher o tópico certo para seu público-alvo, será uma grande oportunidade para alavancar o engajamento na sua página, oferecendo aos seguidores uma forma nova de conteúdo que vai além dos posts e propagandas tradicionais. Apenas certifique-se de que o tópico do vídeo escolhido é pertinente ao seu negócio. Depois é bem simples começar a planejar a noite do ano em termos de filme digital.
Aproveite Mais o Facebook Stories
Se você já está familiarizado com o Instagram Stories, então pense no Facebook Stories exatamente como seu irmão gêmeo. São coleções de fotos ou vídeos efêmeras que os usuários publicam, mas estão disponíveis para visualização por apenas 24 horas. O recurso em si não é muito diferente do que você já viu no Instagram. Inclui as configurações disponíveis, adesivos, localização, boomerang e mais. No entanto, uma novidade que é super empolgante é a possibilidade de reagir instantaneamente às Stories de outros usuários na forma de uma curtida, um coração ou uma expressão facial com apenas um clique de botão.
O Facebook Stories começou devagar, mas nos meses mais recentes tem despertado interesse entre os consumidores, crescendo para mais de 300 milhões de usuários diariamente. Além disso, o Facebook como dono do Instagram, tem visto claramente o grande sucesso dos anúncios nas histórias do Instagram. Estes são dois dos principais motivos pelos quais a empresa decidiu também implementar anúncios no Stories do Facebook. Qualquer empresa pode criar uma história e tirar proveito da incrível capacidade de segmentar, além das informações dos consumidores disponíveis no banco de dados do Facebook. Para analisar os resultados, os anunciantes devem esperar nada menos do que já é oferecido no Instagram, ou seja alcance, consciência da marca, visualizações, conversões, tráfego e outros. Mais ainda, fazendo o link com o Instagram é possível compartilhar seus anúncios em ambas as plataformas, o que permite alcançar um maior número de clientes por um valor menor. Para saber mais sobre a plataforma e como criar um anúncio, verifique aqui como anunciar no Facebook Stories.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Para despertar reações nas histórias, tudo o que se precisa fazer é criar e compartilhar Facebook Stories que sejam interessantes e relevantes, e que estimulem o engajamento por parte do público que as visualiza. Isso pode ser conteúdo em formato de história como clipes dos bastidores, dicas educacionais, promoções de produtos ou serviços, feedback dos consumidores ou qualquer outra coisa que possa ser relacionada à sua empresa. Este novo recurso está aqui para te ajudar a ver quanto agito você consegue no seu Stories.
Quanto aos anúncios no Stories, use esta oportunidade para inspirar os usuários a se converterem para o que for o objetivo da sua empresa, quer seja visitar seu site ou comprar seu produto ou serviços. Você pode conseguir isso mostrando suas mais recentes novidades, promovendo uma liquidação ou apenas compartilhando uma foto intrigante ou um vídeo que possam despertar o interesse de quem está vendo. É possível promover seus anúncios e alcançar pelo menos o dobro do seu público atual com o mesmo anúncio usando a campanha tanto no Stories do Facebook como do Instagram.
Administre Tudo a Partir do Estúdio de Criação
Se você é aquele tipo de pessoa que nunca deixa um documento escapar das suas pastas de arquivo, então este pode ser seu mais novo recurso favorito do Facebook. O Estúdio de Criação abriga todas as suas necessidades em termos de conteúdo do Facebook, sob um ponto central. Aqui você pode gerenciar, proteger e publicar seu conteúdo. Também é possível monetizar anúncios, monitorar o desempenho e muito, muito mais. Na nossa opinião, uma das coisas mais legais é a disponibilidade de novas ferramentas criativas. Os “Efeitos Sonoros” para vídeos são um exemplo dessas ferramentas. Acessíveis na área de “Coleção de Sons” do Estúdio de Criação, estes efeitos sonoros são gratuitos e você pode usar quando cria um vídeo no Facebook, como a fantástica coleção de sons do espaço da NASA adicionados esse ano. Vale a pena navegar pelo Estúdio de Criação, especialmente se você quer um panorama transparente da percepção dos usuários e se tem múltiplas páginas comerciais para gerenciar.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Faça experimentos com os diferentes componentes deste recurso para sua página comercial. Este é um local para tirar o máximo proveito dos vídeos para o Facebook, desde verificar sons para seu fundo sonoro até fazer upload de um vídeo e verificar seu desempenho. De uma forma geral, usar as oportunidades de marketing do Facebook para sua empresa te permite gerenciar suas criações num só lugar e te incentiva a ter um ambiente de trabalho mais produtivo.
Ofereça Uma Pré-Visualização de Seus Vídeos com o Premieres
Dê ao seu público a experiência de se sentir no “tapete vermelho” com o Facebook Premieres, um novo recurso que permite postar vídeos criados anteriormente como se estivessem acontecendo ao vivo. Primeiro você faz upload de um vídeo, em seguida agenda a transmissão para uma data futura (com até uma semana de antecedência). O Facebook vai enviar um post anunciando a transmissão, com a imagem que você escolher e opção para as pessoas se cadastrarem para receber atualizações sobre a sua pré-estreia. Mais adiante haverá uma contagem regressiva de três minutos para seus seguidores que os levará até o grande lançamento. Quando entrar ao vivo, o post do anúncio passa a ser o post do seu vídeo, e funciona exatamente como um vídeo no Facebook Live, onde as pessoas podem assistir, comentar, compartilhar e curtir o vídeo em tempo real.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Esta é uma nova forma de trazer espectadores para a sua página do Facebook. No entanto só vale a pena fazer isso para grandes eventos, de forma a evitar que seus clientes considerem como spam ou que diminua o entusiasmo em torno de certos grandes eventos. Por exemplo, isso é algo que você pode usar para grandes anúncios da empresa como novos produtos, liquidações malucas ou lançamento de site. Não use para nada menos grandioso que isso, já que esse outro tipo de conteúdo fica melhor posicionado em um post normal da sua página, ou então no seu Facebook Story. Lembre-se que esta é uma oportunidade para conseguir muita atenção para a sua página do Facebook, por isso certifique-se de estar devidamente preparado para isso.
Expanda Seus Anúncios Usando Imagens Quadradas
Os anúncios do Facebook são uma das melhores formas de alcançar seu público-alvo, baseando-se nos dados detalhados que o Facebook tem dos consumidores e em sua grande quantidade de usuários mensais ativos. Agora com os anúncios em formato quadrado (1:1) você consegue fazer sua empresa se destacar ainda mais. Junto com o lançamento das fotos em 3D, esta é mais uma forma como o potencial das imagens pode aumentar graças ao Facebook. Assumindo com força total a iniciativa do ”mobile-first”, as imagens quadradas são perfeitamente adequadas para os smartphones. Por quê? Porque permitem que seus anúncios ocupem o espaço principal nestas pequenas telas. Pense na sua experiência quando você verifica o Instagram – uma plataforma que foi criada para o público de dispositivos mobile – e como as imagens quadradas são muito mais envolventes em comparação com as retangulares. É por isso que vale a pena testar este recurso no Facebook. Entretanto, leve em consideração que anúncios em imagens quadradas só ficam com a aparência correta se os usuários tiverem instalada a versão mais recente do Facebook.
Como Aproveitar Esse Recurso:
No seu Gerenciador de Anúncios do Facebook, crie seus anúncios da mesma forma que sempre faz, exceto pela imagem que você vai fazer upload. Você vai precisar criar e fazer upload de imagens com dimensões 1:1 ao invés do padrão 1:1,91. A resolução recomendada para imagens quadradas é de 1080 x 1080 pixels. Antes de mudar por completo, vale a pena fazer um teste A/B com as dimensões originais da imagem retangular e da imagem quadrada para ver qual tem o melhor desempenho. Junto com o pixel do Facebook (que vamos ver a seguir), esse conjunto que vai alavancar o desempenho do seu anúncio e rapidamente trazer mais usuários para seu site.
Conheça Melhor Seu Público com o Pixel do Facebook
O pixel do Facebook é um código que você pode incluir no seu site para medir conversões, otimizar desempenho e criar públicos-alvo para suas campanhas de anúncios no Facebook. Mais especificamente, você vai poder ver quem está comprando seus produtos e serviços através dos anúncios segmentados para esse público – e depois fazer isso tudo de novo. Também te permite compreender quais dispositivos são melhores para a conversão (laptops ou smartphones), oferecer aos seus consumidores através do Facebook exatamente os produtos que eles já visualizaram no seu site, e compreender como as pessoas estão usando seu site, entre muitas outras coisas. Para conhecer seu público através do Facebook com a melhor percepção possível, definitivamente este é um recurso que vale a pena implementar.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Se você tem um site como prestador de serviço ou uma loja virtual, esta ferramenta é para você. Primeiro você cria seu pixel do Facebook através do Gerenciador de Anúncios e depois conecta seu site. Depois disso, você pode começar imediatamente a criar anúncios com foco nos seus produtos e serviços, e um link para algum lugar no seu site (de preferência, sua página de produto ou serviço). Quanto mais conversões acontecem através do pixel, mais inteligente ele fica para alcançar as pessoas certas. Não vai demorar muito para você ver os benefícios de segmentar com inteligência usando este recurso.
Use e Abuse dos Gifs em Anúncios
GIFs são animações extremamente curtas que se repetem infinitamente. Se você tem uma conta em uma rede social, ou conhece um adolescente de 13 anos, provavelmente já viu esta forma de conteúdo expressiva e viciante. E aqueles que já estão familiarizados com estes arquivos talvez não tenham se dado conta que eles podem surgir na Internet em muitos outros locais além daqueles onde já se encontram. Ou então, levando isso para outro patamar, que suas empresas pudessem ter algum uso tangível para os GIFs, além de expressarem respostas divertidas para seus clientes. Esqueça tudo isso, pois o Facebook permitiu o uso de GIFs em anúncios. Vendo a ascensão dos vídeos extremamente curtos (com muito mais chance de os clientes assistirem até o fim) como tendência para as redes sociais, o Facebook não podia deixar de fora um recurso tão envolvente.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Diferente dos anúncios em vídeo, os anúncios em formato de GIFs requerem muito menos investimento. Para os potenciais clientes, GIFs são ao mesmo tempo um formato de conteúdo atraente e que traz um diferencial. Graças a uma variedade de ferramentas online, o processo de criação de GIFs é bem simples. Basta fazer upload de suas imagens e vídeos para um criador de GIFs, como o Giphy, e salvar seu arquivo a partir daí. Para fazer estes arquivos virarem anúncios, crie uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook (conectada à sua Página Comercial no Facebook), se é que você ainda não tem conta. Depois disso, siga todos os passos necessários para criar um anúncio. É tudo igual a um anúncio normal, mas quando chegar o momento de escolher o formato de arquivo que deve anexar, certifique-se de clicar em vídeo e não em imagem.
Use o Messenger para Chegar aos Seus Consumidores
De acordo com o Facebook, 1.3 bilhões de pessoas estão usando sua plataforma particular de mensagens, o Messenger, que foi lançado em 2011. Serviços de mensagens estão se espalhando rapidamente, à medida em que mais e mais conversas se direcionam para um espaço privado. Por isso, o Facebook criou um aplicativo separado para smartphone, especificamente para isto e desde então as taxas de engajamento dispararam. É por isso que foi introduzido um novo recurso do Facebook, o Messenger marketing. A ideia aqui é permitir que as empresas tirem o máximo proveito desta área, de forma a alcançarem seus clientes através de mensagens particulares. Como a maioria das pessoas se sentem obrigadas a “zerar” as notificações assim que colocam os olhos nos seus smartphones, seus anúncios têm uma boa chance de serem abertos e visualizados. Só estes motivos já explicam porque é imprescindível utilizar esta plataforma para oportunidades de marketing.
Como Aproveitar Esse Recurso:
O messenger marketing é uma forma infalível de contatar seus consumidores em um meio onde eles já estão. Há diversos tipos de anúncios com os quais você pode trabalhar: Mensagens patrocinadas (promovidas em conversas correntes), Exibir anúncios (direcionamento para públicos específicos) e anúncios Clique para o Messenger (iniciar novas conversas através do messenger). Seja qual for o método escolhido, prepare-se para alcançar as melhores taxas de abertura e de cliques que você jamais imaginou que fossem possíveis para a sua empresa.
Conheça as Novas Restrições para Anúncios
O Facebook tem feito grandes esforços para garantir que os anúncios sejam mais transparentes do que no passado. É por esse motivo que colocaram restrições (traduzindo: reduziram a distribuição) para conteúdo de baixa qualidade ou considerado ofensivo. O Facebook está atento e vai penalizar o desempenho de conteúdo forte ou enganoso, com link para sites externos que tenham informação que induza o consumidor ao erro, ou grandes imagens recortadas de forma estranha, entre muitas outras coisas. Apesar do Facebook deixar meio vago quais são seus limites, você pode encontrar mais informação sobre a política de publicidade no site do Facebook.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Apesar das suas intenções para anunciar no Facebook serem as mais puras possíveis, você ainda precisa ter o cuidado necessário com tudo o que entra nas suas criações para assegurar-se de que o desempenho seja excelente. Para isso, você precisa ter certeza de que seu conteúdo é altamente relacionado ao anúncio que você está promovendo – verifique se sua legenda, imagem, título, descrição e link para site externo estão em sintonia. Isto inclui não publicar imagens onde componentes chave do seu anúncio tenham sido recortados. Se você é absolutamente transparente com seu público em relação a esta informação, o desempenho do seu anúncio não deve ser prejudicado por esta restrição.
Veja os Anúncios de Qualquer Empresa
O Facebook adicionou uma seção “Informação e Anúncios” em todas as Páginas Comerciais. Quer você siga ou não uma certa página, você pode ver quais são os anúncios atuais desta página. Mas não é só isso que está disponível nesta seção. Também é possível ver a data em que a página foi criada e alterações recentes do nome. No futuro, o Facebook planeja adicionar também outros dados úteis à seção de informação. Esta atitude visa proporcionar aos consumidores maior clareza sobre as empresas e evitar abusos na plataforma. Não foi criada para ajudar o engajamento, já que os cliques nos anúncios nesta seção não serão contabilizados como parte das estatísticas do desempenho do anúncio. De uma forma geral, estes aspectos vão proporcionar total transparência de anúncios e do espaço na página de informação.
Como Aproveitar Esse Recurso:
Como uma empresa, você transmitirá aos seus consumidores uma maior sinceridade sobre seus anúncios atuais. Portanto, você deve se certificar que o que escolher para compartilhar é informação aceitável para ser vista por qualquer pessoa do público em geral e não apenas pelos seus seguidores. Por exemplo, consumidores curiosos podem procurar informações sobre liquidações ou outros recursos que não chegaram até eles devido à segmentação do público. Por outro lado, esta é uma grande oportunidade para ver o que a sua concorrência está fazendo de forma a ganhar inspiração e aprender mais com suas campanhas de sucesso.
Fonte: Wix
Gerenciamento de Redes Sociais em Itajaí / SC
Para criar uma estratégia completa de gerenciamento de redes sociais, tais como Facebook e Instagram, para sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.
A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.
Gostou dos nossos serviços? Então solicite já um orçamento sem compromisso clicando no botão abaixo:
Trackbacks/Pingbacks