No último post falamos sobre prospecção de clientes no Outbound e Inbound Marketing. Agora veremos alguns tipos de vídeos que todas as empresas deveriam ter em seus respectivos sites ou meios de comunicação.
Se uma imagem já vale mais que mil palavras, imagine quanto vale um vídeo! Conteúdo em vídeo é uma tendência que decolou na internet, abocanhando quase 80% do tráfego da rede em 2017. Porquê? Por que vídeos são melhores do que qualquer outro tipo de conteúdo em termos de conversão e de envolvimento do público. Lojas virtuais, academias, fotógrafos freelance, não importa o seu ramo, adicionar vídeos ao site transforma visitantes em clientes.
Além disso, basta olhar seu sobrinho de três anos assistindo completamente vidrado no YouTube para entender algo fundamental sobre vídeos: eles cativam. Na verdade, os visitantes ficarão dois minutos a mais em seu site se houver um vídeo. Os algoritmos do Google se encantarão com estes minutinhos extras e conferirão uma posição ainda melhor para seu site nos resultados das buscas (esta é a própria definição de SEO: otimização para os mecanismos de busca).
Envolvimento, conversão e SEO: parece uma receita mágica para promover seu negócio na internet. Uma pergunta, naturalmente, é sobre “que tipo de vídeo devo usar?”. Claro que você pode colocar seu clipe preferido do Rei Roberto Carlos – muitos visitantes vão adorar! – mas não sabemos ao certo que impacto terá nas suas vendas. O que você precisa mesmo são vídeos profissionais, que falem sobre a sua marca, seus produtos ou serviços, e seus clientes.
O melhor de tudo? Não é mais preciso pegar um empréstimo para fazer tudo isso acontecer! A Suprema Propaganda traz uma forma inovadora de trabalhar com vídeos, através de motion graphics ou filmagens, oferecendo soluções completas, por preços bem acessíveis em Itajaí / SC.
Sumário
Vídeo com depoimento
Sabe o que é melhor do que um cliente satisfeito? Um cliente que demonstra toda esta felicidade diante das câmeras! Pense nisso. Quando você está na internet, procurando um produto ou um serviço, sempre acaba dando uma olhada nos comentários e avaliações que outros consumidores escreveram. É por isso que a maior parte do bons sites dedicam uma seção inteiramente a depoimentos de sua clientela satisfeita. Muitas vezes, estes elogios vêm em forma de texto ou foto, mas você pode ir além produzindo vídeos com depoimentos. Ver e escutar os demais clientes falando sobre suas experiências pessoais com a sua marca pode ser exatamente o que faltava para despertar a confiança dos indecisos!
Então como se faz para filmar um depoimento? Para começar, encontre todos os clientes que puder, através do Facebook ou convidando-os por email. Depois de achar suas estrelas, envie uma lista de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista – não vale a pena deixar tudo por conta da improvisação, pois há sempre alguns aspectos específicos da sua marca que você deseja enfatizar. Os entrevistados devem dizer à câmera quem são, como encontraram o seu negócio e qual valor específico seu produto/serviço pode agregar – como suas vidas melhoraram, quanto dinheiro estão economizando, etc. No dia da filmagem, deixe os clientes bastante confortáveis, para que expressem suas emoções mais sinceras e suas histórias mais pessoas, pois são justamente estes relatos que vão conquistar os espectadores.
Ao final da entrevista, demonstre sua gratidão oferecendo ao cliente algum mimo, um brinde ou um cupom de desconto.
Vídeo de apresentação da equipe ou da empresa
Também conhecido como vídeo “sobre nós” ou “sobre a cultura da empresa”, este tipo de vídeo exibe as pessoas mais queridas (sim, a sua equipe!) com bastante energia, e de maneira cativante. Seu maior objetivo é gerar identificação com a sua marca, mostrando as pessoas que estão por trás dela. É um fato que os clientes se relacionam melhor com um rosto, uma voz e um nome, do que com um mero produto, e é por isso que os pequenos negócios incluem uma página “Sobre” em seu site. No entanto, estas páginas têm um problema: elas são muito parecidas, com descrições padronizadas e fotos sem graça nenhuma e sérias demais. Um vídeo pode ser o substituto perfeito – e barato!
O vídeo causará máximo impacto se conseguir mostrar seu time trabalhando com bastante união, mas também permitindo que cada personalidade se sobressaia. Não importa o tamanho da empresa, o tom da sua mensagem deve ser o mesmo: calor, receptividade, paixão pelo trabalho e pela clientela. E se conseguir adicionar uma pitada de humor, melhor ainda!
Vídeo de demonstração de um produto
Trata-se, essencialmente, de um tutorial sobre o produto. O vídeo deve explicar o que é o produto e porque vale a pena tê-lo, caso seu público-alvo seja potenciais clientes. Se optar por focar em clientes com experiência de uso do produto, o vídeo também pode apresentar funções novas e usos avançados. Em ambos os casos, enfatize a forma como o produto é eficiente, inteligente e de fácil manuseio, visando aumentar a taxa de conversão. Estudos indicam que as pessoas têm uma tendência 64% maior de comprar um produto pela internet após assistirem um vídeo. Mas esta não é a única vantagem: assistir um vídeo é muito mais agradável do que ler um longo texto descrevendo a mercadoria, além de ser um conteúdo agradável que vai dar uma animada no site – seu SEO agradecerá!
Dispense a modéstia e explique por que seu produto é melhor que os concorrentes. Em resumo: seja o mais informativo possível e, se puder, adicione uma pitada de diversão e criatividade para cativar a atenção dos espectadores.
Facebook Live
Não precisa ter vergonha, o Facebook é o lugar para mostrar seu rosto! Lançado em 2016, o recurso de transmissão ao vivo de vídeos tomou de assalto o Facebook. A idéia é muito simples: os usuários agora podem filmar vídeos em seus smartphones (ou computadores) e transmiti-los em tempo real para suas comunidades. E já que “comunidade” rima com “oportunidade”, as pequenas empresas e os profissionais freelancers entraram de cabeça nesta tendência para envolver seus clientes e aumentar a exposição de suas marcas. E eles não poderiam estar mais certos, uma vez que o Facebook dá máxima exposição orgânica aos vídeos gerados com o Live, que acaba alcançando amplas audiências.
Não há nenhum limite para o Facebook Live. Você pode fazer um passeio pelo escritório, uma sessão de perguntas e respostas, oferecer uma provinha de um novo produto, etc. Sinta-se completamente livre e pense que, quanto mais diferente for o seu vídeo, mais chances dele se destacar! Seja qual for a sua ideia, lembre-se de que o Live é uma excelente maneira de interagir com a clientela. Ao longo de toda a duração do vídeo, peça opiniões e comentários, e responda a todos! (Peça ajuda a alguém da sua equipe ou seu marido, para ficar de olho nos comentários e não deixar passar nenhum!) Uma última dica: antes de começar a transmissão, não se esqueça de um bom título (a descrição acima do vídeo) para maximizar as chances de ter uma boa audiência.
Neste caso, quanto mais longo, melhor! Cada segundo a mais representa a oportunidade de conquistar mais um espectador – então não se limite!
Artigo para seu blog em formato de vídeo
Começar um blog será excelente para sua pequena empresa, sob todos os aspectos. Você se apresentará ao mercado como um especialista no ramo, ganhará alguns seguidores leais e investirá no SEO do seu site. Então por que não começar agora? Bom, pode ser que você esteja enfrentando um bloqueio criativo, ou ainda não tenha encontrado uma maneira de se destacar – cá entre nós, há uma quantidade enorme de blogs por aí. Aqui está a solução para os seus problemas: um blog em formato de vídeo!
Como qualquer artigo de seu blog, o objetivo é expor seu conhecimento exclusivo sobre sua área de atuação, analisar as mais recentes tendências do mercado e dar boas dicas à comunidade. O mais legal dos vídeos para blogs é que não há um formato específico.
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