Recentemente vimos que se o inbound marketing funciona para negócios B2B. Dessa vez falaremos sobre os erros mais comuns de web design que você deve evitar no seu site.
“De boas intenções o inferno está cheio”. Isto é verdade para a maioria das coisas na vida, e o web design não é exceção. Quando se trata de criar um site incrível para seu negócio, algumas das melhores ideias, pelo menos na teoria, podem ser um desastre total na execução.
Nós já vimos de tudo, desde fontes que são muito pouco legíveis até uma música estridente na homepage. Inicialmente, estes erros comuns podem até parecer ideias geniais, mas na verdade seus visitantes vão sair correndo e rapidamente fechar seus navegadores. Veja uma lista das falhas frequentes do web design e aprenda o que você pode – e deve! – fazer para evitá-las.
Sumário
Você está usando muitas fontes diferentes
À medida que você vai construindo seu site e conferindo todas as opções de fontes disponíveis, é muito difícil resistir à tentação de usar cinco ou seis fontes diferentes. Seus leitores vão agradecer se você usar apenas duas ou três. Recomendamos escolher uma fonte mais sofisticada para seus títulos e uma segunda bem legível para o restante do seu conteúdo. Acima de tudo, assegure-se de não usar fontes que sejam muito pequenas e evite de todas as formas qualquer coisa que seja difícil de decifrar.
A melhor prática: Use duas ou três fontes que sejam facilmente legíveis e que estejam em sintonia com seu branding; recomendamos usar fontes sem serifa.
Uso excessivo das mesmas palavras-chave
Você já ouviu falar sobre o SEO e como este contribui para seu site ser encontrado pelos motores de busca. Você até já escolhe palavras-chave para seu negócio que são usadas diversas vezes ao longo do seu site. Essa é uma grande ideia, mas temos um conselho: usar excessivamente suas palavras-chave é conhecido como “keyword stuffing” e o Google consegue perceber essa prática de longe. De fato, os motores de busca podem até baixar seu ranking nos resultados de busca se pegarem você fazendo algo suspeito.
A melhor prática: Use suas palavras-chave de forma natural e redigidas para seres humanos normais. Se seu conteúdo funciona bem com seus leitores, o Google também vai gostar.
Você tem muitas CTAs
Todo site deve ter CTAs claras que estimulem seus visitantes a tomar a ação desejada. Você pode querer que eles se cadastrem na sua mailing list, que entrem em contato com você, que comprem algum produto em sua loja virtual, mas não pode pedir que tomem todas as ações. É psicológico: quanto mais escolhas temos, menos ação realizamos. Quem já ficou horas escolhendo um filme no Netflix e acabou não assistindo nada sabe do que estamos falando. Provavelmente, você até pode perder visitantes se pedir que cliquem em muitos locais em seu site ou se tiver um processo complicado para poder chegar ao fim dessa chamada de ação. Certifique-se de facilitar ao máximo o processo para que seus visitantes façam exatamente aquilo que você deseja!
A melhor prática: Limite a um só pedido de ação claro e que seus visitantes possam completar com um número mínimo de cliques.
Seu site tem uma trilha sonora
Você quer prender a atenção dos seus visitantes e surpreendê-los desde o primeiro minuto em que chegam em seu site. Ótima ideia! No entanto, colocar uma trilha de rock pesado em sua homepage nem sempre é a melhor pedida (nem todo mundo é fã do Metallica). Mesmo se você for um músico, ter uma trilha sonora em autoplay será considerado, na maioria das vezes, meio chato. Pense que as pessoas podem estar visitando seu site durante o horário de trabalho, perto de alguém que está dormindo ou até num local público. O som inesperado da música pode fazer seu visitante sair correndo.
A melhor prática: Você pode direcionar seus visitantes para clicarem em “play” para escutar uma música. Não esqueça que deve haver um botão de “pausa” bem visível.
Você está usando imagens muito amadoras
É importante mostrar suas verdadeiras cores em seu site e uma das melhores maneiras para fazer isso é usando suas próprias fotos. Ser autêntico é sempre melhor e sendo assim, você deve usar suas próprias fotos ao invés de imagens de um banco de imagens. No entanto, é bom ter em mente que você deve parecer profissional. Fotos borradas, fora de foco ou que parecem ter sido fotografadas com o celular da sua avó vão transmitir aos seus visitantes a impressão de que seu negócio não é sério. A boa notícia é que mesmo um amador pode tirar excelentes fotos. Dessa forma, você não tem necessidade de contratar um fotógrafo profissional.
A melhor prática: Use imagens verdadeiras e que pareçam profissionais! Invista tempo ou dinheiro para conseguir excelentes fotos dos seus produtos, da sua loja e dos membros da sua equipe.
Seu site é largo
Sites longos de rolagem são fantásticos e muito populares no web design atual. Aí você estava se sentindo super inspirado e tentou fazer um site não apenas longo, mas também largo. Apesar disso inicialmente ter parecido uma excelente ideia, não vai funcionar muito bem já que seus visitantes vão se sentir em um labirinto. A maioria das pessoas está habituada a rolar ao longo de um site e, normalmente, não fica olhando da direita para a esquerda. Fique com um site alinhado na vertical que seus visitantes possam rolar usando o polegar.
A melhor prática: Use rolagem em seu site, mas nunca na horizontal.
Você tem mensagens interativas em todo o canto do seu site
Assim como as fontes, as janelas também devem ser usadas com moderação. As mensagens interativas são excelentes para encorajar seus visitantes a curtir sua página no Facebook, assinar sua newsletter ou aproveitar sua liquidação de verão. Mas não abuse! Sua ideia de ter uma janela em cada página do seu site pode distrair seus visitantes e acabar por ser uma desastrada estratégia de marketing. A sua tentativa de atrair mais visitantes para o seu negócio pode, no final das contas, afastar seus clientes.
A melhor prática: Crie uma Janela que vai te ajudar a alcançar o principal objetivo do seu site.
Você contou tudo na sua homepage
Com tráfego bombando em seu site (é isso aí!) você precisa se certificar que todas as informações importantes relacionadas ao seu negócio podem ser encontradas de imediato. Sua história, o que você vende e os fantásticos comentários sobre sua empresa são detalhes que você quer compartilhar, mas não há necessidade de colocar tudo na sua homepage. Deixe apenas aqueles pontos cruciais que você realmente quer que estejam em sua homepage como, por exemplo, uma nova coleção. Aí você pode incluir um link para as outras páginas em seu site onde seus visitantes podem encontrar mais detalhes.
A melhor prática: Sua homepage deve ser simples. Inclua uma ou duas imagens bonitas, um botão de ação claro e um texto bem redigido que descreva exatamente o que você faz. Os detalhes sobre seu negócio e serviços, você inclui nas páginas internas do seu site.
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Gostou das dicas? O seu site possui alguma dessas falhas? Conte para nós nos comentários!