Anteriormente vimos qual a importância de usar e-mail marketing para divulgar um e-commerce. Agora veremos 6 empresas que usam bem as imagens nas redes sociais e lições valiosas que você pode aprender com elas.

O conteúdo visual é uma das maiores tendências de redes sociais e ter uma boa estratégia que envolva imagens e vídeos é fundamental. Conheça 6 empresas que fazem isso de forma exemplar e as lições que você pode aprender com elas!

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Você sabia que quase 50% das empresas avaliam sua presença nas redes sociais como sendo pouco ou nada eficiente?

O sucesso de uma empresa nas redes sociais depende de vários aspectos.

Estratégia estruturada, persona bem definida, planejamento de conteúdo, calendário de publicações, definição de um tom de comunicação. São todas partes essenciais para conseguir resultados em qualquer rede social.

Aqui vamos falar especificamente de empresas que conseguem soluções inovadoras e eficientes no uso de imagens e vídeos, e como isto melhora seu alcance e engajamento.

Como sabemos, o conteúdo visual é uma tendência crescente no marketing digital e faz toda a diferença nas redes sociais.

Um dos principais pontos de atenção são a qualidade e o tamanho das imagens.

Então vamos às empresas que estão dominando essa estratégia e o que podemos aprender com elas!

Reynolds Kitchen

Reynolds Kitchen é uma empresa americana de produtos para cozinha. O grande destaque da presença deles em redes sociais é o uso das imagens no Instagram.

A estratégia consiste em padronizar as fotos e capas de vídeos publicadas no feed. Como resultado, o Instagram deles parece um único mosaico de fotos, com encaixe perfeito.

01 Reynolds Kitchens

Parece que você está andando do lado de um banquete, não?

Mesmo os vídeos publicados, que mostram receitas sendo preparadas, tem suas capas pensadas para respeitar o mesmo padrão do feed.

Muitas empresas já usam o formato de disposição de fotos do feed do Instagram para construir imagens maiores, mas o que a Reynolds Kitchen conseguiu com este modelo de feed é definitivamente inovador.

Airbnb

O Instagram é uma rede social totalmente visual e o Airbnb entendeu isso perfeitamente.

Eles têm sucesso porque conseguem usar imagens que liguem o usuário ao seu produto principal: experiências.

02 Airbnb

Quem não tem vontade de tomar um banho com esta vista?

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Divulgar uma acomodação em Acapulco traria resultados, mas divulgar a possibilidade de desfrutar de um nascer do sol em uma varanda como esta, tomando um café da manhã da culinária local, não tem comparação.

É por conta de postagens como essas que a Airbnb acumula quase 3 milhões de seguidores no Instagram.

WWE

WWE é uma empresa americana de competições de luta profissional, focadas em entretenimento. Apesar das lutas terem um enredo pré-determinado e serem coreografadas, a marca é um sucesso incontestável.

A empresa acumula 14,5 milhões de seguidores no Instagram e tem usado imagens e vídeos de maneira muito eficiente em seu feed.

Em um post, a WWE usou um vídeo com uma moldura fixa, e quatro vídeos inseridos dentro. O formato permite comunicar mais com um vídeo só, e foi usado com sucesso para gerar engajamento com o público.

Foram 820.000 visualizações com mais de 12.000 comentários, além de 125.000 curtidas. Nada mal, não?

Em outro post, eles usaram uma estratégia que já vem sendo difundida por várias empresas que usam o Instagram. A ideia é usar o recurso de carrossel para divulgar uma grande imagem horizontal.

Ao passar para a foto do lado, o usuário tem uma sensação de continuidade, e uma mensagem muito mais longa pode ser transmitida de forma única.

Soluções visuais como esta são simples, mas trazem uma nova experiência para o usuário, e podem ser um grande diferencial na sua estratégia de redes sociais.

Méliuz

O Méliuz, empresa que dá descontos que funciona com base no conceito de cashback, já tem uma participação eficaz nas redes sociais a muito tempo.

Além de ter uma identidade visual muito bem trabalhada, a empresa adota táticas muito boas com relação ao uso de imagens e vídeos.

Em sua foto de capa do Facebook, por exemplo, o Méliuz utiliza um vídeo, que explica como funciona o cashback e quais as vantagem para o usuário.

Outro bom exemplo de uso adequado dos recursos de vídeo no Facebook é o fato dos vídeos do Méliuz serem padronizados em um formato quadrado. Com esta mudança pequena, a empresa garante que os vídeos sejam mobile friendly.

O Méliuz sabe que precisa atingir um público que faz a maioria dos acessos ao Facebook via mobile e que melhorar a forma com que este público interage com seu conteúdo garante uma visibilidade maior.

Nubank

Cada interação do seu público com sua marca constrói a imagem que ele têm da sua empresa e dos seus produtos/serviços.

Por isso, ter uma identidade visual bem definida ajuda um usuário a associar uma publicação a sua marca.

E isso o Nubank entende bem!

Todas as imagens que eles postam são trabalhadas para que você saiba que se trata da empresa assim que bater os olhos. Olhe esta publicação, por exemplo:

03 Nubank

Todas as imagens da página seguem este mesmo padrão de cores, formatos e fontes. Não tem como confundir.

Outro destaque da atuação do Nubank em relação ao uso de imagens e vídeos é durante a interação com os usuários.

Responder os comentários das suas publicações em redes sociais não é mais opção. O novo consumidor quer sentir que tem participação nas empresas que admira, e quer ser ouvido e respondido sempre.

O Nubank descobriu como fazer isso de forma muito eficiente, usando gifs em suas respostas.

A estratégia dá tão certo que os seguidores da empresa comentam em publicações já pensando em receber uma resposta bem humorada:

Mais de 300 curtidas em uma resposta de comentário é uma boa prova do sucesso por si só.

Itaú

Não é fácil ser inovador com relação a imagens e vídeos no Linkedin, mas o Itaú faz um belo trabalho!

O Linkedin não é uma rede social que prioriza a comunicação por audiovisual, por isso é importante fazer o máximo com os recursos que ele disponibiliza.

O Itaú entendeu que postar imagens do tamanho certo melhora seus resultados, afinal, garantir as proporções adequadas determina que a rede social não corte um pedaço da imagem.

Isto é ainda mais importante no caso das imagens escolhidas pelo Itaú.

A empresa opta por colocar textos para orientar o usuário do que ele encontra clicando naquele link. Este alinhamento aumenta o número de cliques nas publicações.

E como você pode melhorar o uso de imagens nas suas redes sociais?

Cada técnica é mais ou menos eficiente dependendo do nicho de mercado, mas vale pegar referências de boas práticas sobre como explorar recursos e limitações de cada rede social.

Independente da rede social ou do mercado escolhido, existe um tamanho ideal de imagem ou capa de vídeo para qualquer tipo de publicação.

Saber o tamanho certo de uma foto de capa ou de imagem para link impacta diretamente nos resultados das suas publicações.

Fonte: AEP Publicidade

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