Atualmente, mais da metade da população mundial utiliza redes sociais. E neste ano, espera-se que ainda mais pessoas marquem presença nas plataformas digitais. 

Esta adesão em massa representa uma enorme oportunidade para as marcas, mas também um grande desafio, já que, com mais pessoas aderindo às redes sociais, mais desafiador torna-se o trabalho de estar incluído nas tendências e exigências deste novo público. 

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Embora o futuro seja um tanto imprevisível, no âmbito das redes sociais, as tendências são mais previsíveis do que parece, pois a evolução desta plataforma está intimamente ligada aos nossos comportamentos, ascensão tecnológica e também desenvolvimento de infraestrutura.

Por isso, resolvemos separar algumas das tendências mais esperadas para este ano. Confira! 

1- Privacidade

Se houve um tema que não saiu das manchetes dos jornais e revistas de todo o mundo este foi privacidade de dados. 

E que bom, afinal, é importante que todos os usuários de redes sociais, desde os mais apaixonados por tecnologia até os que usam mais cotidianamente saibam da importância da privacidade de suas informações pessoais. 

A tendência é que os usuários estejam cada vez mais atentos e exigentes quanto ao tratamento de seus dados. 

No Brasil, em 2021, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais com objetivo de regular atividades de tratamento de dados pessoais, portanto, em 2022, as empresas por trás das redes sociais ficarão ainda mais atentas à segurança das informações pessoais de seus usuários.

2- Criação de conteúdo

As redes sociais deram espaço para pessoas brilhantes compartilharem seus conhecimentos, experiências e, consequentemente, seus conteúdos. Criador de conteúdo é a profissão do futuro. Inovação é a palavra de ordem.

Por isso, encontramos dados surpreendentes como, os da SignalFire, uma gestora de capital de risco americana, que informa que há cerca de 50 milhões de criadores em todo o mundo e esta é a quarta carreira mais desejada entre as crianças britânicas de 7 a 11 anos. 

 

5 Tendencias

 

3- Hábitos de consumo

Outra forte tendência que vem se desenhando nos últimos anos é que compraremos, cada vez mais, diretamente pelas redes sociais, mais do que pelos e-commerces e Amazon, por exemplo. Você está navegando no seu feed e quando menos espera, em um clique, já comprou algo. 

4- Comunidades

As comunidades seguem como forte tendência nas redes sociais. O Brasil tem caminhado para aderir às comunidades, mas o modelo praticado hoje dentro de algumas redes sociais funcionam mais como grupos de trocas transacionais, ou seja, eu te ofereço algo e você me “paga” com algo em troca, o que não transforma isso em uma comunidade.

5- TikTokização

Todos sabemos que o TikTok é um fenômeno mundial, portanto cada vez mais as redes sociais mais populares vão tentar incorporar o modelo de negócio da rede social chinesa.

O TikTok será um canal fundamental para as marcas chegarem a mais consumidores, incluindo consumidores mais jovens, ao longo de 2022. 

Grande parte dos utilizadores do TikTok pertence à Geração Z, que “filtra” os anúncios tradicionais e, segundo a Forbes, valoriza novas abordagens à publicidade digital, como os vídeos de curta duração e com um caráter de autenticidade.

Fonte: Team Lewis, Canaltech 

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