Na matéria anterior nós mostramos porque o marketing digital é importante para o seu negócio ser um sucesso, e desta vez, falaremos sobre as 5 Maiores Diferenças entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional.

O marketing em si possui um conceito único, atrair clientes e alavancar negócios através da construção de uma marca. Mas com o uso cada vez mais frequente da internet, este conceito se dividiu em duas estratégias: Marketing digital vs marketing tradicional.

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Por Que Escolher O Marketing Digital

Marketing tradicional

Em algum momento de nossas vidas, nós já fomos expostos ao marketing tradicional. Isto ocorre porque ele é difícil de ignorar, e é veiculado nos seguintes canais:

  • Impressão (revistas, jornais, etc.)
  • Transmissão (TV, rádio, etc.)
  • Mala Direta (catálogos, cartões postais etc.)
  • Telefone (telemarketing, marketing sms, etc.)
  • Exterior (outdoors, folhetos, etc.)

Pelo fato de envolver a produção de peças publicitárias e custos de exibição para as mídias de comunicação, os custos que envolvem os materiais necessários para o marketing tradicional costumam ser altos.

Além disso, é difícil medir a eficácia das estratégias efetuadas a partir do marketing tradicional. Sendo necessário, geralmente, questionar ao cliente se a compra de um produto ou serviço foi impulsionada através de alguns dos anúncios.
No entanto, embora o marketing tradicional ainda possua alguma eficácia, ele não é a única maneira de atingir o seu público-alvo. Consequentemente, precisa ser combinado a outras estratégias, e a tecnologia, pode ser utilizada a favor da empresa.

Marketing digital

Foi a partir do aumento do uso da tecnologia, que nasceu o marketing digital. Mas afinal, como funcionam esses tipos de estratégia?

O marketing digital é aquele relacionado aos esforços que uma empresa realiza para atrair mais clientes através da internet, e de qualquer dispositivo móvel. Os principais canais utilizados para essa estratégia, são:

  • Websites
  • Sites de redes sociais
  • Marketing de conteúdo
  • Anúncios
  • Anúncios do Google
  • Marketing de vídeo online

Ao optar por uma estratégia de marketing digital, uma empresa pode escolher realizar sozinha, ou pode contar com a assessoria de uma empresa renomada no mercado, como a Suprema Propaganda.

Mas afinal, quais são as principais diferenças entre marketing tradicional vs marketing digital?

Divulgação da mensagem

No marketing tradicional, a mensagem é transmitida de maneira interruptiva ao público. Ou seja, o possível cliente está assistindo a uma programação na televisão, e de repente é interrompido pela divulgação de um produto ou serviço.

Este público que o marketing tradicional atinge, muitas vezes não possui a intenção de compra ou não está buscando soluções que envolvem aquele determinado produto ou serviço.

Já no marketing digital, o cliente é atraído pelos conteúdos que determinadas empresas produzem. Estes conteúdos, por sua vez, tem de promover as soluções para os problemas do público-alvo.

Esta estratégia é conhecida como Inbound Marketing, e ao contrário da publicidade tradicional, ela pode funcionar muito bem no marketing digital.

Interatividade: Comunicação unilateral x Comunicação bilateral

Nós já sabemos como a ideia do marketing tradicional é aplicada, e agora iremos avaliar as principais diferenças entre marketing digital vs marketing tradicional no quesito interação.

Como já vimos, no marketing tradicional, geralmente o público-alvo é interrompido durante outra atividade por uma determinada divulgação.

Consequentemente, isto impossibilita a oportunidade de o possível cliente estabelecer uma interação, fazendo com que a comunicação se torne unilateral. Ou seja, feita somente pela empresa com o consumidor.

Quando falamos de grandes empresas, esta comunicação acaba sendo estabelecida através do SAC, ou outros canais de ouvidoria com o fim de registrar opiniões. E nós sabemos que nos dias atuais, esse tipo de abordagem não é muito bem-vinda, não é mesmo?

Alcance limitado x Alcance ilimitado

Uma vez que o marketing tradicional possui algumas de suas estratégias lançadas em ambientes físicos, como outdoors, folhetos etc. E outras, baseadas apenas em alcance nacional, como anúncios televisivos ou revistas locais, ele acaba sofrendo uma limitação geográfica.

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O que não ocorre na internet, que cada vez mais possibilita o acesso democrático para a população, além de não possuir fronteiras. Sendo assim, o que é divulgado em sua plataforma virtual, está disponível para ser engajado ao redor do mundo inteiro.

Investimentos no marketing tradicional vs marketing digital

Investir em marketing digital, não quer dizer que você deva parar de investir no marketing tradicional. Estas duas estratégias, quando bem elaboradas, podem garantir ótimos resultados.

No entanto, o custo de produção do material publicitário, bem como a veiculação em canais de televisão, revistas e jornais, acabam se tornando altos quando comparados com os anúncios disponíveis na internet.

Além disso, o mundo virtual oferece muito mais possibilidades nesse sentido, através dos variados recursos, que aumentam as oportunidades que um empreendedor pode obter para a divulgação do seu negócio.

Mensuração dos resultados do marketing tradicional x digital

Se você investe em marketing para alavancar os negócios da sua empresa, é natural que você queira acompanhar frequentemente os resultados que esta ferramenta está te proporcionando.

Se a comunicação ocorre de forma unilateral, como acontece nas estratégias de marketing tradicional, a mensuração dos resultados se torna mais difícil.

Em um canal de televisão, por exemplo, é possível calcular o índice de audiência que o canal atingiu. Mas, saber a quantidade exata de pessoas que foram impactadas, é algo complicado.

Já no marketing digital, os resultados de uma ação podem ser acompanhados em tempo real. É possível identificar quais campanhas estão gerando, mais resultados, quais posts geraram mais engajamento, quanto tempo o consumidor fica no site antes de realizar a compra etc.

Conclusão

Como já visto, todas as empresas necessitam de marketing. Sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Porém, para realizar a divulgação que irá alcançar o público que você deseja, são necessárias as elaborações de algumas estratégias.

Estas, por sua vez, podem ser realizadas por empresas especialistas nisso, como a Suprema Propaganda, que já possui experiência no mercado. Aqui, nós trabalhamos com mídia online e offline, pois sabemos que estas, quando combinadas, surtirão o efeito necessário para a sua empresa.

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