No atual cenário econômico, abrir um e-commerce é uma excelente alternativa. Esse é um modelo de negócio com custos menores e uma ampla capacidade de realizar vendas para diversos lugares do país.

 

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O cenário é promissor para o comércio eletrônico. Mas abrir um e-commerce exige atenção. Antes de fazer seus planos, é preciso entender muito bem como funcionam o mundo digital em geral e o mercado das lojas virtuais em particular, porque esse é um negócio que vai muito além de um site para vender seus produtos ou serviços.

 

Ter conhecimento sobre os aprendizados de outros empreendedores já experientes é uma excelente forma de iniciar sua loja virtual. Por isso, nós separamos 5 dos principais fatores a se considerar. São eles: 

 

1- O processo logístico não é linear

 

Uma das etapas mais importantes e desafiadoras ao abrir um e-commerce é, certamente, a etapa logística.  Por se tratar de um processo terceirizado, atrasos na entrega e até mesmo extravios podem ocorrer com maior frequência que o esperado. 

 

Ter um plano de ação para lidar com estes imprevistos é indispensável para garantir a satisfação de seus clientes e evitar que você ou sua equipe tenha aborrecimentos desnecessários.

 

Garantir sempre um item em estoque para um novo envio mais rápido, fornecedores homologados e de segurança, políticas claras de compra, devoluções e manter o seu consumidor informado sobre a evolução de cada etapa do processo de entrega são algumas das medidas indicadas para poupar que seus ânimos se exaltem e que seus consumidores se frustrem.

 

5 Fatores A Se Considerar

 

2- O Layout influencia nas vendas

 

O layout da vitrine e de suas páginas de produto podem ser decisivas para incentivar a conclusão das compras e não tê-las adequadamente preparadas para uma boa experiência ao consumidor final pode levar ao abandono do carrinho!

 

Ter menos etapas de cliques, um layout claro, focado em funcionalidades que ajudem na decisão de compras, espaços para inclusão de informações, opções de fotos em detalhes, depoimentos e recomendações de produtos complementares faz toda a diferença. 

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3- As pessoas têm preguiça de ler

 

Você desenvolverá políticas de compra, uso de dados, troca, dentre outros. Explicitará valores, incluirá informações em detalhes e todas as demais boas práticas recomendadas para abrir um e-commerce. Parabéns, mas saiba desde já que não serão suficientes!

 

As pessoas ignoram grande parte das informações disponibilizadas, mesmo com recursos avançados de experiência do usuário, design de interação, etc. 

 

Você não deve deixar de fazê-los, não é sobre isso que estamos falando. Contudo, deve evitar aborrecimentos criando FAQs e utilizando de recursos tecnológicos que auxiliem, em alguns casos, a replicar a informação de forma escalável e que não consuma muito do seu tempo ou de sua equipe.

 

4- Pagamentos

 

Integração com meios de pagamento, uso de camadas de segurança e não arquivamento de informações financeiras dos clientes são alguns dos detalhes no quesito pagamento.

 

O mercado tem diversas boas soluções, que, em geral, se integram sem problema às melhores plataformas de e-commerce.

 

Há uma questão administrativa também: cada forma de pagamento (boleto, cartão de crédito, depósitos etc.) tem um impacto no fluxo de caixa, devido aos diferentes prazos e taxas de serviço. A recomendação é oferecer o máximo que puder.

 

5- Quem não é visto não é lembrado

 

No comércio eletrônico, há necessidades diversas no marketing. Atrair tráfego para sua página e gerar vendas; buscar permanentemente aumentar a taxa de conversão e o valor do ticket médio; engajar o cliente e promover o seu retorno são aspectos fundamentais, por conta do alto preço para adquirir tráfego.

 

Você precisa cuidar da marca, conhecer bem seus clientes, manter campanhas e acompanhar o calendário de datas do varejo. 

 

A dica é que você tenha, desde a abertura de sua loja ou até um pouco antes, o apoio de tecnologias de gestão que integrem todas as áreas do negócio, como um software ERP. Com isso você poderá acompanhar o impacto de cada decisão em seu negócio e assim, garantir que cada novo passo dado será rumo ao crescimento de sua loja virtual!

 

Fonte: Jet, Cake

 

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