Para ter um negócio de sucesso e estar à frente dos concorrentes, não basta ter um funil de vendas definido, é preciso conhecê-lo bem e entender a relevância de cada uma das etapas.
Entender o que é e como funciona esse recurso tem grande importância para empresas que desejam desenvolver estratégias efetivas e com resultados superiores.
Sumário
O que é um funil de vendas?
Dentro do ambiente corporativo, chamamos de funil de vendas o modelo estratégico utilizado para desenhar as fases de uma negociação, desde a primeira interação do cliente com a marca até o momento da compra.
Ele recebe esse nome, pois a sua forma se assemelha à de um funil: a borda mais larga e um estreitamento progressivo até chegar ao final da jornada.
Na prática, isso acontece porque os consumidores em potencial vão se perdendo pelo caminho, o que é completamente natural – nem todo mundo que tem contato com um anúncio publicitário vai adquirir o produto da oferta.
Dicas para otimizar seu funil de vendas
Colocar em prática o funil de vendas é muito importante para o sucesso da sua empresa. Nós separamos algumas dicas para te ajudar nisso. São elas:
1- Faça uma pesquisa de mercado
Infelizmente, muitas pessoas ainda subestimam o poder de uma boa pesquisa de mercado na hora de construir o funil de vendas. Esse é um erro que você não pode cometer também.
Afinal, tão importante quanto entender quais são as demandas do consumidor é saber como a concorrência se organiza para atendê-las.
A pesquisa de mercado, portanto, não é feita para copiar modelos previamente estabelecidos, mas serve para estudar as formas como terceiros têm lidado com questões similares às suas.
2- Aposte no uso de testes A/B
Um teste A/B é um teste no qual você prepara duas amostras de algum recurso com algum elemento mudado entre elas, e avalia qual das versões tem a melhor performance.
Mudanças de CTA, imagens ou títulos podem fazer grandes diferenças, e por isso, é melhor fazer testes com uma pequena amostragem de clientes para garantir que você use as opções mais eficientes.
3- Analise os resultados
Os testes são importantes, é claro. Mas de nada adianta promover uma série deles se, no final, você não se preocupa em analisar os resultados obtidos. Em outras palavras, quero dizer que qualquer estratégia de marketing só será eficiente se estiver alinhada aos desejos reais do seu público.
Por isso, o trabalho dos profissionais da área deve ser árduo no sentido de experimentar hipóteses e melhorar os processos por meio da análise dos resultados dos testes e das próprias ações depois de colocadas em prática.
4- Invista na fidelização
Outro ponto importante de manter uma estratégia contínua de nutrição dos seus leads é garantir a fidelização. Além de oferecer uma experiência satisfatória na jornada de vendas, é fundamental apresentar vantagens para quem volta a comprar com você.
Lembre-se de que o cliente recorrente é muito mais barato para a empresa, já que ele já foi qualificado uma vez.
5- Aposte em produção de conteúdo
Um bom jeito de manter o relacionamento com o cliente em dia é por meio da produção de conteúdo relevante.
Nesse sentido, é interessante criar e manter um blog que não aborda só os produtos, mas que também apresenta informações pertinentes para a vida do seu consumidor.
Mas o conteúdo também pode vir em outros formatos e canais de marketing, como comentei antes. Pense sempre no que suas personas desejam.
Fonte: Orgânica Digital, Neil Patel
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