O e-mail marketing é uma das táticas de marketing de conteúdo mais eficazes por aí. De acordo com o DMA, o e-mail marketing traz $38 de receita por cada $1 gasto, o que significa que ele tem um ROI de 3,800%.
Quem trabalha com e-mail marketing sabe que essa é uma ótima forma de engajar seus clientes ou leads. Contudo, isso vem com um preço: existe todo um mundo de regras e hacks para ter as melhores taxas de entrega e engajamento com seu e-mail.
Mas enviando um e-mail simples e comum para todos em sua lista não lhe dará grandes resultados como estes. Você precisa ser estratégico sobre para quem você envia o conteúdo.
Felizmente, existem dicas que te ajudarão a montar um e-mail marketing de sucesso para as suas campanhas. Confira as que preparamos!
Sumário
1- Inclua números e percentuais no assunto
Números e percentuais são atraentes, pois eles se vendem como informações concretas e comprovadas. Eles também trazem consigo o raciocínio lógico do leitor, o que exige mais atenção.
Exemplos de assuntos desse tipo seriam:
- Saiba como aumentamos nossas vendas em 30%;
- 7 dicas matadoras para melhorar seu funil de vendas.
2- Tenha um bom balanço entre texto e imagem
Em geral, é recomendado que uma campanha de e-mail tenha 40% de imagem e 60% de texto para ter uma boa taxa de entregabilidade.
Isso significa, então, que e-mails que são compostos completamente por imagem ou e-mails que são totalmente textos não são recomendados, já que eles não trazem os melhores resultados de entrega para você.
A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante. Você pode tomar ainda outros cuidados como:
- Fazer o e-mail marketing em formato HTML e distribuir o conteúdo entre texto e imagens;
- Usar alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem;
- Colocar links também nas imagens, (se elas não forem exibidas, ainda assim serão clicáveis);
- Tamanho da imagem: evite imagens muito pesadas, elas irão demorar para carregar.
3- Verifique se o HTML está responsivo
Para e-mail marketing, o HTML utilizado é diferente e mais detalhado do que o HTML usado para construir websites.
Isso acontece porque os provedores de email (como o gmail, hotmail, etc) possuem regras específicas nas leituras dos e-mails que não existem para os navegadores, ou seja, não impactam os sites, mas impactam suas mensagens de email.
Dessa forma, quando for criar um e-mail por HTML, é muito importante testar na maior quantidade de dispositivos, navegadores e e-mails possíveis. Só assim você consegue ter certeza de que seu HTML está realmente responsivo para envio.
4- Segmente seus destinatários
Para fazer e-mail marketing faça a segmentação do seu disparo para assim ganhar qualidade nos disparos, aumentar a precisão da mensagem no seu público-alvo e garantir mais resultados é preciso segmentar.
Há diversas formas para isso, é preciso focar no comportamento do seu usuário e usar essa informação ao seu favor. Seguem aqui algumas ideias interessantes de segmentação.
- Personas;
- Cargos gerenciais (tomadores de decisão) ou técnicos;
- Profissionais da área de Vendas, RH, Marketing, etc.;
- Área de atuação da empresa do Lead (Tecnologia, e-commerce, saúde, etc.);
- Porte da empresa;
- Origem do clique (enviar um email a partir de um link que o Lead clicou).
5- Acompanhe suas métricas
Para ter um público cada vez mais engajado, é importante acompanhar os resultados dos seus e-mails.
Assim, você consegue entender quais assuntos fazem mais seus contatos abrirem suas mensagens, quais combinações de botão fazem eles clicarem mais etc. Algumas métricas que você pode começar acompanhar:
- Taxa de crescimento da lista: percentual de novos emails em relação ao total da lista.
- Inativação da lista: percentual de emails que param de interagir ou inválidos.
- Taxa de abertura: considerada geralmente quando o destinatário autoriza a exibição de imagens.
- Taxa de cliques: mostra quantos emails foram clicados comparando com quantos foram entregues.
- CTR: resultado da divisão entre clique e abertura.
- Eficácia da campanha: indicado para vendas complexas, vem a eficácia de uma campanha no processo.
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