Conhecido como Business to Business (traduzindo: empresa para empresa), o B2B é um modelo de negócio em que o cliente final é outra empresa.
As principais vantagens do modelo empresa para empresa são:
- A maior retenção dos clientes;
- Alta quantidade de transações; e a
- Recorrência de receitas.
Trata-se de um tipo de empreendimento que sempre existiu, mas que, aos poucos, foi criando demandas e estratégias específicas para a otimização das vendas de uma empresa para outra.
Visto que se trata de uma venda entre duas pessoas jurídicas, tudo que o adquirente necessita da fornecedora é considerado um produto ou serviço viável para a negociação B2B.
Dessa maneira, suporte de TI, materiais de escritório, equipamentos, veículos, consultorias diversas, insumos, armazenamento de dados, mobiliário e muitos outros, podem ser negociados no modelo B2B.
Sumário
Confira 3 vantagens do modelo B2B
1. Relacionamento a longo prazo: como se trata de uma empresa para outra, o relacionamento costuma ser mais duradouro do que o modelo empresa para pessoa física.
Por haver a necessidade de manter o estoque, o cliente no modelo B2B realiza compras recorrentes, o que ajuda a manter um bom relacionamento;
2. Valor médio: por se tratar de compras em um alto volume, os valores das transações tendem a ser mais altos, gerando um valor médio maior para a empresa.
3. Faturamento recorrente: apesar da menor quantidade de vendas, o número de produtos vendidos tende a ser maior, gerando um retorno maior em menos tempo.
Estratégias para se introduzir nesse mercado
Ainda que a negociação seja complexa, os processos devem ser ágeis para impedir que burocracias impeçam as vendas. Oferecer canais de contato alternativos é essencial.
Além disso, o relacionamento é determinante para o comércio B2B. Sendo assim, seja com o comprador, seja com os funcionários da empresa que efetivamente usam seus produtos e serviços, é preciso garantir a satisfação pelo bom relacionamento.
Estratégias de Marketing Digital podem ajudar a gerar mais oportunidades de vendas no B2B. Além de serem mais eficientes e econômicas, vão ao encontro do processo de convencimento e nutrição do conhecimento do cliente.
O comércio B2B oferece vantagens como um alto volume de transações e recorrência nas receitas. Mas o sucesso não ocorre por acaso.
Por isso, é importante investir em estratégias como o bom relacionamento com os clientes e uma boa estratégia de Marketing Digital.
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