No último artigo abordamos um tema muito importante para todas as empresas, como reconhecer o seu público-alvo. Agora, falaremos sobre uma tática antiga de divulgação, mas que ainda é bastante utilizada, o panfleto.
Panfletos são ótimos para apresentar a empresa de uma maneira simples e ao mesmo tempo anunciar lançamentos e promoções. Se esses panfletos possuem design agradável, com uma qualidade de impressão boa e um papel bonito, eles irradiam profissionalismo!
É um ótimo material para entregar para as pessoas que você pretende fazer negócio (e pode ser entregue junto com seu cartão pessoal), não sendo tão invasivos.
A distribuição de panfletos é uma forma muito eficaz de divulgação que, além de ser simples, é um material de baixo custo. Contudo, você deve lembrar-se de alguns detalhes para que seu panfleto chame a atenção do público.
Continue lendo e você vai ver:
- Defina um objetivo para o panfleto
- A mensagem deverá cumprir os cinco W’s
- Crie bons títulos
- Menos é mais
- Estabeleça sintonia entre as fontes
- Espaços vazios facilitam a compreensão do panfleto
- A cor tem significado
- Informe seus contatos
- Revise o material
- Imprima com qualidade
- Faça uma boa panfletagem
Sumário
Regra 01: Defina um objetivo para o panfleto
O primeiro passo é compreender sua aplicação e objetivo. O panfleto deve conter mensagens rápidas e de fácil entendimento com conteúdo atrativo e elementos que levam a ação, como o famoso “peça já” ou “ligue agora”.
Regra 02: A mensagem deverá cumprir os cinco W’s
No processo de criação, deve-se pensar que a mensagem deverá atingir os cinco W’s: Who (quem), what (o que), where (onde), when (quando) e why (porque).
Regra 03: Crie bons títulos
O título é uma peça fundamental. É necessário que ele chame a atenção, informe e justifique o porquê as pessoas devem ir até sua empresa ou loja. Uma maneira interessante de pensar em títulos é gerar curiosidade, informar um benefício e se o mais pessoal possível. Portanto, esteja certo de que ele consiste exatamente em que você deseja divulgar.
Regra 04: Menos é mais
Com certeza já lhe entregaram um panfleto com diversas informações, você acabou se perdendo e não compreendeu o conteúdo. Cuidado com o excesso de fotos e textos para não deixá-lo confuso!
Regra 05: Estabeleça sintonia entre as fontes
Atente-se à fonte (tipo de letra) que irá eleger. Escolha, assim como as imagens, poucas fontes. De preferência para dois ou, no máximo, três tipos: uma para o título e outra para o restante. Não use letras variadas, pois tirará o foco do leitor que irá se cansar da mensagem com mais facilidade.
Regra 06: Espaços vazios facilitam a compreensão do panfleto
É fundamental que você deixe alguns espaços vazios no seu impresso. Um material com demasiadas informações é confuso e deixará de ser interessante para o leitor. Além do espaço em branco ser relaxante, atrairá a atenção do público, por ser um material simples e rápida compreensão. Espaço em branco contribui para a visualização da mensagem.
Regra 07: A cor tem significado
A cor deve ser escolhida de acordo com o que a empresa deseja promover. O azul transmite segurança, o vermelho remete a comida e o cinza sugere elegância, por exemplo. Prefira cores claras no fundo e tonalidades mais marcantes para as letras.
Leia nossa matéria sobre o significado das cores clicando aqui
Regra 08: Informe seus contatos
A última coisa que o cliente ler, é o que vai ficar mais claro em sua memória. Portanto, opte por deixar o nome, endereço, telefone e e-mail da empresa na parte inferior do panfleto.
Regra 09: Revise o material
Com a arte do seu material pronta, certifique-se de que seus dados de contato estão corretos e que não há erros de ortografia. Estes deslizes, aparentemente simples, podem transmitir a sensação de descaso pela marca e pelo cliente. Se necessário, peça para outras pessoas lerem e expor o que compreenderam da mensagem.
Regra 10: Imprima com qualidade
Agora que você já verificou o layout do panfleto e fez todas as alterações necessárias, é o momento de se preocupar com a impressão do material. Nada de imprimir na impressora da sua casa ou escritório. Lembre-se que você está expondo sua marca e deve manter uma comunicação profissional.
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Regra 11: Faça uma boa panfletagem
A forma de distribuição deste material deve ser feita de modo estratégico. Na entrega, não arremesse o panfleto na mão do cliente: seja atencioso, explique seu objetivo e convide-o para uma visita.
Com essas dicas, elaborar um panfleto para sua empresa e ser um profissional de sucesso fica muito mais fácil! Porém, vale a pena reforçar que este material, assim como todos os outros, representa a sua marca ou produto.
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