Otimização de Sites (SEO – Search Engine Optimization) ou Otimização de Mecanismos de Busca é um conjunto de práticas e técnicas que visa prover o melhor posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google e Bing.

Já o Google Adwords ou anúncios pagos no Google, como o nome já diz, você paga o buscador para mostrar o seu site. O pagamento é feito por clique, ou seja, a cada vez que um usuário vê o seu anúncio e clica, é pago um valor, que em média gira em torno de centavos.

SEO e Google AdWords é a mesma coisa?

Não. O SEO são técnicas para melhorar o seu site que depois de alguns meses geram bons resultados nas pesquisas. O resultados do SEO, também chamados de orgânicos, são estáveis e duradouros, ou seja, caso você pare de aplicar essas técnicas no seu site, ele ainda continuará nas pesquisas. Já o Google AdWords é o impulsionamento pago do Google.

No Google AdWords você deve pagar ao Google para mostrar o seu site nas pesquisas, mas ao mesmo tempo que você deixa de pagar, ele para de exibir. É algo rápido, eficaz, porém não é duradouro e depende de uma verba.

Para que a otimização do site comece a surtir efeito, há um período inicial que deve ser aguardado, pois seus resultados não são imediatos, como numa campanha de links patrocinados no AdWords do Google. Ao contrário, os resultados para SEO começam a aparecer gradativamente, porém com uma vantagem: continua gerando resultados mesmo depois de feito, e não para de dar retorno quando acaba a verba, como ocorre com Links Patrocinados. O tempo mínimo depende bastante do segmento de mercado e nível dos competidores, mais em média recomendamos para um processo de otimização cerca de 6 meses para se ter resultados satisfatórios.

O que geralmente acontece é que os anúncios pagos são feitos com mais um investimento maior quando o SEO está no início do processo. E o Google AdWords também contribui para o posicionamento orgânico do seu site.

Qual a importância da Otimização de Sites (SEO – Search Engine Optimization) para seu negócio

A importância de um bom posicionamento de seu site nas buscas vai lhe proporcionar um aumento no número visitas no site, consequentemente um aumento no número de contatos, estes por sua vez irão iniciar uma negociação, que poderá se concretizar em uma venda. Mas se seu site não aparecer no momento da busca daquele cliente por um produto ou serviço que seu site oferece, você não terá este contato. Assim é de fundamental importância ter um site bem posicionado nas buscas e o serviço de Otimização de Sites (SEO) fará isto para você.

Como funciona o processo de SEO?

A consultoria de SEO (Otimização de Sites) disponibilizada pela Suprema Propaganda segue 5 pilares principais:

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Dentro de cada pilar estabelecemos tarefas e ativos a serem entregues. Confira abaixo mais detalhes:

Estudo do público-alvo

O primeiro passo de qualquer um dos nossos projetos é entender quem compra e como compra. Para isto, conversamos muito com o nosso cliente, tentando identificar estas informações. Ainda assim, é necessária uma pesquisa de mercado, para validar as informações e até mesmo detectar oportunidades que o empreendedor (você) não tenha visto ainda.

Estas informações são mantidas pelo nosso time, onde são utilizadas em todas as outras etapas do projeto.

Descoberta de problemas

Esta é uma tarefa recorrente, que consiste na investigação criteriosa do website a fim de encontrar problemas que o impeçam de ter uma boa visibilidade nos buscadores. É neste ponto que os nossos analistas utilizam a sua experiência para descobrir a razão de você estar recebendo poucas visitas dos buscadores.

Através destas investigações o nosso time de analistas conseguirá estabelecer as documentações técnicas a seguir.

Análises técnicas

Neste ponto nossos analistas já possuem uma clara noção dos problemas vividos pelo seu website. Com isto criamos documentações específicas de correção, seguindo 4 pilares principais:

Em cada problema identificado, o nosso time estima o impacto e dificuldade de implementação da correção. Selecionando os mais importantes primeiro, elaboramos um documento, solicitando a correção do problema. Em seguida, esta documentação técnica é compartilhado e discutido com o time de TI e Marketing da empresa para validação e implementação.

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Criação de conteúdo

Uma das estratégias de SEO consiste no marketing de conteúdo. Este conteúdo é criado a partir dos estudos e análises de público-alvo e dos concorrentes de mercado.

O diferencial da Suprema Propaganda é a possibilidade de criar 100% do material para blogs, descrições de produtos, notícias, sem a necessidade de trabalho pelo cliente. Desta forma o cliente pode se concentrar em seu negócio e deixar que a Suprema foque na criação do conteúdo.

Relatórios de desempenho

Mensalmente, relatórios estratégicos são criados para acompanhamento de indicadores de sucesso do projeto. Apesar de cada projeto possuir a sua individualidade, em praticamente todos os projetos, reportamos as seguintes informações:

  • Análise e comparativo de visitas orgânicas
  • Monitoramento de palavras-chave e seus rankings ao longo do tempo para cada website
  • Análise e comparativo de receita e conversões (metas)
  • Atividades desenvolvidas no projeto
  • E outros itens adaptados ao projeto

Como funciona o processo do Google AdWords?

O processo referente ao Google AdWords é mais simples sendo constituído de três etapas, Estudo do Público-Alvo, Criação dos Anúncios e Relatórios de Desempenho. Duas delas são praticamente iguais aos do SEO, exceto a criação dos anúncios, que você pode entender melhor na sequência:

processo google adwords

Criação dos Anúncios

Um bom anúncio é capaz de atrair mais visitas e diminuir o custo por clique, que pode ser a diferença entre um negócio viável economicamente e outro inviável. Por isso, entender a relevância dessa etapa e fazê-la com qualidade é fundamental nos resultados.

O anúncio no Google Adwords é dividido em quatro partes:

  1. Título: a primeira linha do anúncio, com tamanho máximo de 25 caracteres;
  2. Linhas descritivas: as duas linhas de texto logo abaixo, com tamanho máximo de 35 caracteres cada;
  3. URL de visualização: um endereço “fictício”, mais curto, que aparece em verde, com no máximo 35 caracteres;
  4. URL de destino: esse é o endereço real onde o usuário vai ser direcionado após clicar no link. Esse endereço não aparece no anúncio.

anúncio pago google adwords

Ainda há a possibilidade de fazer anúncios em display, que nada mais é, do que anúncios por banners e imagens que são inseridos em sites vinculados ao Google Adsense.

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